René Abe, CEO da Rakuten Brasil. Foto: Divulgação.

A Rakuten nomeou René Abe como novo presidente e CEO da subsidiária brasileira. Ele ocupava o cargo de diretor de Operações da Rakuten Brasil desde 2015.

No último ano, liderou o lançamento da plataforma da Rakuten Brasil para desenvolver operações de comércio eletrônico multicanais. A Rakuten Genesis oferece integração com os sistemas dos varejistas, unificando informações de pedidos, de estoques e das vendas.

Abe possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de banking, e-commerce e internet. O executivo atua na Rakuten desde 2014.

Anteriormente, o executivo foi vice-presidente do Buscapé, onde liderou as operações de serviços financeiros. Antes, foi diretor na América Latina para a PayPal.

Como CEO da Rakuten Brasil, Abe irá aliar sua experiência nas indústrias de e-commerce e pagamentos no país.

“O Brasil não é só o maior mercado de e-commerce na América Latina, mas também um país com potencial para se tornar um líder mundial. O mercado está preparado para o crescimento e René Abe trará importantes conhecimentos locais para melhor aproveitarmos as sinergias locais com nossos ativos globais e aumentarmos nosso market share no Brasil", disse Yaz Iida, presidente da Rakuten EUA.

A subsidiária brasileira foi conduzida por Ken Okamoto durante os últimos cinco anos, desde a aquisição da Ikeda em 2011 e o lançamento oficial da Rakuten Brasil em 2012. O executivo voltará a Tóquio e segue na Rakuten.

A Rakuten fornece tecnologia de e-commerce para marcas como LePostiche, Nespresso, Panasonic e Hope, entre outras.

No início do ano, a companhia optou pela terminação de seu modelo de marketplace, divisão que parecia estar em aceleração no último ano. O foco da empresa passou a ser o fornecimento de serviços para e-commerce.

O Rakuten Shopping passou a se chamar Rakuten Performance Marketplace, mudando operações de back-office de maneira a proporcionar a integração dos sistemas Rakuten Nexus, Rakuten Genesis e Rakuten One, usando uma estrutura de SaaS para a oferta de produtos em marketplaces variados.