Tenda tem lojas em 22 cidades de São Paulo. Foto: Divulgação.

A Rede atacadista Tenda implementou no início do ano a solução de coletores de dados por comando de voz da Seal Tecnologia, empresa que atua no mercado de soluções dedicadas a processos de automação com código de barras, coletores de dados, redes sem fio e RFID. 

Presente no mercado desde 2001 com lojas-armazém distribuídas por todo o estado de São Paulo, o Tenda Atacado investiu em uma tecnologia para conseguir mais assertividade para o Centro de Distribuição da empresa. 

Adotada no CD em Guarulhos, que abastece diversas lojas na cidade, a solução de coleta de dados por comandos de voz realiza a automação do depósito e reduziu os erros no abastecimento, reposição, separação, inventário e carregamento de produtos.

 Com 59 equipamentos implantados, o sistema dos coletores interpreta a voz humana, interage com o operador e retorna com instruções claras, ou seja, o colaborador não lê as orientações, simplesmente as ouve e executa, aumentando sua produtividade. 

A tecnologia é constituída por um terminal portátil, um head set, baterias, demais acessórios e o software Kairos (middleware desenvolvido pela Seal) para a integração com qualquer WMS/ERP.

Antes, o Tenda realizava seus processos através de planilhas manuais e por escrito, que tinham que ser transferidas para o computador gerar os gráficos, o que ocasionava erros de operação, baixa produtividade e grande volume de consumo de papel para a impressão. 

Houve melhora no tempo de preparação dos mapas de separação, na velocidade do carregamento, no tempo de treinamento (em torno de duas horas por usuário), além dos relatórios gerenciais serem acompanhados em tempo real através de tablets. 

“A partir do momento em que o colaborador interage com o sistema, as ações se transformam em dados, então ele não precisa mais puxar informações de planilhas manuais pra depois processar e lançar no sistema”, afirma Carlos David, gerente geral de logística do Tenda Atacado.

Com projetos que totalizam mais de 16 milhões de m² de área coberta com redes de radiofrequência, incluindo 50 mil coletores de dados, 5 mil pontos de acesso e 300 mil leitores de códigos de barra, a Seal manteve-se em 2011 entre os líderes no volume de soluções implantadas, com projetos voltados para depósito e chão de fábrica desenvolvidos em aproximadamente 500 empresas.

O Tenda Atacado comercializa mais de 12 mil produtos e conta com mais de 4,4 mil colaboradores. A rede conta com lojas em 22 cidades de São Paulo.