12 câmeras captarão em 4K o mundial. Foto: HBS/ Divulgação

Em parceria com o SporTV, a Oi TV fará a primeira transmissão em Ultra HD (4K) ao vivo no Brasil utilizando a tecnologia direct to the home (satélite). O primeiro jogo a ser transmitido será na etapa das oitavas de final do torneio, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

A partida, que ocorrerá no dia 28 de junho, às 17h, não será a única. Mais duas partidas terâo a transmissâo, sendo elas no dia 4 e 13, às 13h e 16h respectivamente.

As exibições serão realizadas para clientes, colaboradores e formadores de opinião e em eventos fechados no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Além disso, também haverá transmissões em lojas da Oi nas onze capitais sedes da Copa, exceto em São Paulo.

Para realizar as transmissõo, a Oi TV terá como parceiros as fabricantes Sony, com os aparelhos de televisão, Sagemcom, com decoders e Broadcom com chipsets.

“A iniciativa da Oi TV de fazer a primeira transmissão no formato 4K reforça sua estratégia de antecipar tendências para o mercado e oferecer sempre os serviços de telecomunicações mais modernos”, afirma Eduardo Aspesi, Diretor de Segmentos da Oi.

4K AO VIVO NA COPA

As transmissões ao vivo da Copa do Mundo em 4K será realizado de modo experimental. Serão 12 câmeras da Sony que captarão a partida Japão e Costa do Marfim, que será realizada em Natal no dia 14 de junho.

Os outros jogos a serem gravados na resolução serão Gana x Estados Unidos em Natal no dia 16 de junho; Japão x Grécia em Natal no dia 19; Brasil x Camarões em Brasília no dia 23; oitavas de final em Belo Horizonte no dia 28; oitavas de final em Brasília no dia 30; quartas de final em Brasília no dia 5 de julho, semifinal em Belo Horizonte no dia 8 e a final no Rio de Janeiro em 13 de julho.

Estes três últimos jogos serão usados para testes de transmissão ao vivo em 4K pela TV Globo e pelo canal SporTV. A emissora já fez testes com transmissão 4K no Carnaval do Rio.

Nos estandes de exposição comercial da Sony, localizados em alguns dos estádios da Copa e nos eventos “FIFA Fan Fest", os visitantes poderão assistir a trailers promocionais produzidos em 4K em telas de 60 polegadas com lances das partidas que já aconteceram.

A Sony afirma que há um tempo de 24 horas entre a captação das imagens dos jogos e o final de sua produção. Portanto, se um jogo for captado em 4K no dia 17 de junho, no dia 18 de junho trechos deste jogo na tecnologia 4K estarão disponíveis para o público ver nas Fan Fests e estandes de exposição comerciais da Sony.

O conteúdo em 4K produzido pela FIFA será transmitido e captado por aparelhos de televisão da Sony otimizados para a demonstração da tecnologia.

A iniciativa é resultado de pesquisas e soluções implementadas pela Globo que permitem o desenvolvimento da cadeia completa em resolução 4K – da captura de imagens à transmissão terrestre e recepção em aparelhos de última geração – levando ao espectador a experiência da ultra-alta definição.

Pioneira na adoção de novas tecnologias para a TV no país, a Globo já utiliza câmeras 4K para captação de imagens com quatro vezes mais resolução do que as atuais em alta definição, para a criação de efeitos visuais nas suas produções.

A empresa de TV por assinatura NET e a Vivo também farão testes de transmissão em 4K de jogos da Copa.

TRANSMISSÃO 4K

O formato 4K tem uma resolução que pode chegar até 3840 x 2160 pixeis no total e garante uma definição quatro vezes melhor do que a dos aparelhos de televisão disponíveis atualmente no mercado com tecnologia Full HD, que chegam até 1920 x 1080 pixeis.

A imagem em HD tem mais de 2 milhões de pixels enquanto a imagem em 4K conta com aproximadamente 8,3 milhões de pixels.

A maior quantidade de pixels revela detalhes que antes eram imperceptíveis e influencia diretamente na qualidade da imagem. Além disso, as taxas de contraste do novo formato também contribuem para aprimorar a nitidez.

Os recursos de rede e a banda necessários para transmitir também se multiplicam, devido ao novo padrão de codificação digital (HEVC), que melhora a compressão do sinal.

A alta definição da imagem, que proporciona grande noção de profundidade, e a qualidade do som do ambiente são os diferenciais da transmissão no formato 4K, que podem provocar no telespectador uma sensação similar à de estar fisicamente no estádio.