Jogadores da Alemanha treinam na Bahia. Foto: DFB/divulgação.
A seleção da Alemanha, uma das favoritas para ganhar a Copa do Mundo do Brasil, usará tecnologia da SAP de banco de dados em mémoria Hana para facilitar a análise dos treinamentos e a preparação das equipes.
A novidade, batizada de SAP Match Insights, ainda está nas fases iniciais, é produto de um acordo de co-inovação entre a multinacional alemã e a Federação Alemã de Futebol (DFB).
O Match Insights será usado para a preparação pré jogo e análise posterior às partidas durante a Copa do Mundo do Brasil.
“Imagine que em apenas 10 minutos, 10 jogadores com três bolas geram mais de sete milhões de dados. Com a SAP, nossa equipe consegue analisar esse volume imenso de dados e personalizar o treinamento para melhor preparar a seleção para o seu próximo jogo”, explica Oliver Bierhoff, embaixador da marca SAP e gerente da seleção alemã.
Bierhoff foi jogador de futebol e chegou a jogar pela Alemanha em 1998 e 2002, quando o país perdeu a final para o Brasil, talvez por não dispor de ferramentas analíticas tão poderosas quando o cérebro de Rivaldo.
De qualquer maneira, o uso de tecnologia tão sofisticada faz parte da meticulosa preparação dos alemães para a Copa do Mundo do Brasil, da qual a parte mais chamativa até o momento foi a decisão de construir o zero um centro de treinamento completo na Vila Santo André, em Santa Cruz Cabrália, na Bahia.
O uso do Hana pela comissão técnica alemã é mais um passo da parceria entre as duas organizações.
Em 2013, a SAP e a DFB anunciaram uma parceria para melhorar os processos de negócios da federação.
Recentemente essa parceria expandiu-se para co-inovação em soluções de software visando melhorar o desempenho da seleção alemã em campo, dos quais o Match Insights é o primeiro exemplo.