Mario Belesi, diretor de Solidworks da Dassault Systèmes para Brasil e América Latina. Foto: divulgação.

A Dassault Systèmes anunciou a doação de licenças do software Solidworks, voltado a design e simulação 3D, para projetos de combate ao coronavírus em toda América Latina.

Segundo a empresa, a medida disponibiliza o acesso gratuito, por três meses, a todas as funcionalidades de criação de projetos e simulação da plataforma.

Iniciada no começo de abril, a medida já vem colaborando com projetos para respiradores e equipamentos hospitalares espalhados pela região, especialmente no Brasil, Argentina, Chile e Colômbia.

De acordo com a Dassault, o foco é permitir que cada vez mais organizações e pesquisadores tenham acesso às tecnologias de simulação e gerenciamento em 3D para acelerar sua capacidade de atender às demandas locais.

“Nosso grande objetivo, agora, é ajudar a dar forma e vida às ações de combate à crise provocada pelo novo coronavírus. O Solidworks pode ajudar os inovadores a criar soluções, ao permitir que os equipamentos sejam projetados e testados em ambiente virtual", afirma Alejandro Chocolat, managing director da Dassault Systèmes para Brasil e América Latina.

O programa de doação das licenças prevê, também, o suporte de uma equipe de especialistas.

“O propósito dessa iniciativa é permitir que ideias inovadoras cheguem rapidamente às pessoas. Portanto, nada mais justo do que fornecer o software e a capacitação básica para que os usuários possam extrair valor real do Solidworks”, Mario Belesi, Solidworks director da Dassault Systèmes para Brasil e América Latina.

A plataforma ainda possibilita a colaboração remota contínua a qualquer momento, em qualquer lugar.

Para participar do projeto, os interessados devem entrar em contato com os revendedores locais da Dassault Systèmes, além de encaminhar suas solicitações para o e-mail LATAM.BR.Marketing@3ds.com.

A mensagem deve conter um breve descritivo da iniciativa e os dados de contato para suporte e atendimento. Todos os pedidos estão sujeitos à análise e disponibilidade da companhia.

Entre os projetos em que a Dassault Systèmes tem atuado no mundo, está o apoio na simulação e a avaliação da dispersão de vírus no sistema de ventilação do Hospital Leishenshan, em Wuhan, na China, primeiro epicentro da doença.

Fundada em 1981, a francesa Dassault Systèmes é líder mundial na criação de softwares de desenho em 3D, prototipagem em 3D e soluções para product lifecycle management. A companhia teve uma receita de € 4,018 bilhões em 2019.