Foto: flickr.com/photos/chris-fritz

Usuário do sistema operacional Windows 7 estão relatando problemas na inicialização de suas máquinas após a a instalação – para muitos automática – do pacote KB2823324. A Microsoft disse estar trabalhando na resolução do erro.

Um aviso que aparece na tela solicita repetidamente a realização de um reparo, que não funciona. Em seguida, o PC é reiniciando automaticamente.

A empresa diz estar ciente do problema que acontece apenas com usuários do Brasil. “Nós já estamos trabalhando ativamente para resolver a situação. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa ter causado aos nossos clientes”, diz a multinacional em nota.

O problema acontece desde a quarta-feira, 10, e a empresa ainda não definiu uma data de quando poderá ter uma solução definitiva para seus usuários.

Sem uma resposta oficial, os usuários tem buscado opções em fóruns e junto a profissionais técnicos.  Para quem conta com o sistema, mas não teve problemas, é indicado desativar as atualizações automáticas.

Para quem passa pelo problema, sites especializados dão dicas para tentar recuperar o computador. Uma das opções é oferecida pelo Clube do Hardware:

- Durante o boot, tecle F8 continuamente até aparecer um menu com opções de boot;
- Escolha a opção “Modo de segurança com prompt de comando”;
- Digite o seguinte comando, trocando “C:” pela letra do disco onde o Windows está instalado:
dism.exe /image:C: /cleanup-image /revertpendingactions
- Reinicie o computador.

CAOS NAS EMPRESAS
O gerente de TI da Alisul Alimentos, Carlos Viegas, relata que a empresa precisou realizar reparos em dez máquinas. São cerca de 100 computadores com o Windows 7. “Ainda podemos receber outras computadores com o mesmo problema, mas também temos máquinas com outros sistemas”, conta.

A falha torna-se um problema para empresas que não trabalham com nuvem, mas com programas e dados salvos diretamente no sistema. “É importante procurar uma solução. Formatar é uma decisão muito imediatista”, acredita.

A empresa de São Leopoldo realizou a recuperação utilizando o CD do Windows e executando alguns comandos no prompt:

- Dar boot pelo CD do Windows;
- Selecionar opção de reparação do Windows;
- Acessar o prompt de comando;
- Dar comando: dism.exe/image:D: /get-packages
- Aguardar execução
- Dar comando: dism.exe/image:D: /cleanup-image /revertpendingactions
- Aguarde execução
- Retirar o CD do Windows
- Reiniciar o computador