Alberto Galbeno, diretor da Travel Explorer. Foto: Baguete.

Fornecedora de soluções de tecnologia para viagens de lazer, a gaúcha Travel Explorer lançou um software gratuito para agências de turismo. O WTX One pode ser acessado pelos agentes de viagem para a realização de pesquisas e reservas de passagens aéreas, hospedagens, locação de carros e pacotes.

A cada venda realizada pela ferramenta, a Travel Explorer recebe uma taxa das fornecedoras, enquanto as agências não tem custo nenhum. A expectativa da empresa é que 1,5 mil empresas adotem a plataforma em um ano.

Para hospedagem, a Travel Explorer utiliza o data center da UOL Diveo. 

O WTX One agiliza a criação de orçamentos e permite também pagamentos online, marcação de assentos, recebimento de e-tickets e vouchers, geração de relatórios, entre outras funcionalidades.

“O agente de viagem pode acompanhar online a operação das viagens de seus clientes, recebendo notificações automáticas em cada etapa, como aprovação de pagamento e envio de voucher”, explica o diretor da empresa, Alberto Galbeno.

Cada agência pode cadastrar um número ilimitado de usuários no sistema, que apresenta relatórios analíticos para os agentes, informando maiores transações, destinos mais vendidos, e outros dados.

Segundo Galbeno, a vantagem da plataforma é ter todas as informações disponíveis na mesma plataforma, padronizando os documentos e facilitando a busca de ofertas.

“Hoje as agências utilizam diversos sistemas ao mesmo tempo para pesquisar ofertas de diferentes operadoras. Os processos de login e busca em inúmeras plataformas acabam prejudicando a produtividade e passando para o cliente muitos arquivos despadronizados”, explica Galbeno.

A agência também pode contratar módulos adicionais da plataforma WTX, como um site para venda online e o aplicativo para vendas por celular e tablet. Cada plataforma custa R$ 2,5 mil para montagem. Depois, a mensalidade para manter o site é R$ 275 e para o app, R$ 250.

“A venda multicanal está crescendo no Brasil, principalmente pelos dispositivos móveis, e nós já estamos preparados para atender também essas demandas”, complementa. 

Segundo Galbeno, 23% das busca por informações relacionadas a viagens no Brasil são feitas por smartphones atualmente. Em 2013, esse índice estava em 11%.

Por meio do WTX One, o agente de viagem terá acesso a mais de 900 companhias aéreas, 200 mil hotéis, milhares de pacotes turísticos e as principais locadoras de veículos. 

A Travel Explorer tem sede em Porto Alegre e está presente em São Paulo. Além do Brasil, também atua em outros 12 países. 

Desde sua fundação, em 2000, contabiliza mais de 1 mil empresas de turismo como clientes no Brasil e na América Latina.

Junto com Argo IT e Connect-c, a Travel Explorer forma a Clic Holding Company, que teve 35% de sua operação adquirida pelo fundo de investimentos DLM Invista no início de 2014.