Foto: flickr.com/photos/jiscimages

Uma pesquisa da ExactTarget sobre os hábitos digitais dos consumidores concluiu que acessar o e-mail é a primeira atividade da maioria dos brasileiros ao se conectar à internet.

Cerca de 46% tem como prioridade acessar o e-mail logo que se conecta pela manhã, enquanto 27% tem o Facebook como primeira tarefa online do dia.

Já à noite a situação se inverte: o campeão escolhido pelo brasileiro para encerrar suas atividades online é o Facebook (24%), enquanto o e-mail aparece logo atrás (17%).

Compreender onde os consumidores começam e terminam o dia na Internet pode ajudar as empresas a identificarem como e quando o público pode estar mais receptivo às mensagens de marketing, além de auxiliar na elaboração do conteúdo e mensagem de cada campanha.

As redes sociais (incluindo Facebook, Google+, Orkut e Twitter) captam 36% das atividades do consumidor brasileiro online pela manhã, seguidas por sites de notícias (7%) e de busca (7%).
 
A pesquisa, que faz parte do relatório Subscribers, Fans and Followers da ExactTarget, foi realizada em outros países onde também se observou a mesma tendência.