Nelson Campelo.
A Algar Tech, empresa de de TI e BPO do grupo brasileiro Algar, fechou um acordo com a startup pernambucana Ustore para a criação de um portal multi-nuvem e uma “solução disruptiva” de cloud computing.
Fundada em 2007, a Ustore criou uma tecnologia para armazenamento de grandes volumes de dados, desestruturados e indexados em nuvens distribuídas, baseados numa infraestrutura criada na plataforma open source OpenStack.
A Algar entra no negócio com o seu data center e conectividade, além do acesso aos clientes.
“Esse acordo reforça nossa proposta de garantir aos clientes uma gestão eficiente de recursos de tecnologia para dedicarem aos seus negócios”, explica Antonio Phelipe, Head de Infraestrutura de TI da Algar Tech.
Com a novidade, a Algar Tech se reúne ao time de companhias tradicionais de TI buscando se posicionar como “brokers” das ofertas de cloud disponíveis no mercado e fechando acordo com startups no processo.
Ainda em abril, a UOLDiveo adquiriu a Dualtec foi uma das primeiras empresas no Brasil a se posicionar como uma “cloud broker” e uma referência em OpenStack. Dias depois, a Tivit fez um movimento igual, comprando a startup mineira One Cloud.
A entrada no novo mercado é importante para aumentar o faturamento da Algar em serviços de TI, que no ano passado superaram a metade do faturamento total de R$ 905,2 milhões, uma alta de 13% frente aos resultados de 2014.
A oferta da Algar com a Ustore parece diferente do feito por UOL Diveo e Tivit. Na divulgação da parceria, as empresas não deram nenhuma informação sobre o modelo de negócios da oferta, mas ficou claro que a Ustore é uma fornecedora de tecnologia, e não uma aquisição.
“A Algar Tech possui uma estrutura de data centers moderna e competitiva que, complementada com as nossas soluções, garante uma prestação de serviços de nuvem com escalabilidade, segurança e eficiência”, explica Nelson Campelo, presidente da Ustore.
Campelo, aliás, pode ser parte do motivo pelo qual a Algar não comprou a Ustore. Ex-country manager da Avaya e Head Business Solutions para América Latina da Nokia Siemens Networks, o executivo investiu na empresa em 2015, assumindo o comando.
Na mesma época, a Ustore contratou Fabiana Falcone para assumir sua área comercial. Fabiana trabalhou com Campelo na Avaya como gerente de contas sênior e acumula passagens pelas áreas de vendas de empresas como ZTE, Cisco, Huawei e Nortel.