Costa Rica é um país tropical. Foto: Pixabay.
A HPE acaba de fazer um investimento de US$ 11 milhões na Costa Rica, onde a empresa deve fazer 120 contratações de profissionais de TI, subindo a contagem de pessoal no país para 1,085 pessoas.
As informações são da CINDE, agência de promoção de investimentos do país. Os contratados vão trabalhar com desenvolvimento e suporte para as operações globais da HPE.
De acordo com o site Nearshore Americas, que cobre especificamente esse mercado, a HPE tem centros de serviços globais na América Latina apenas na Costa Rica e na Colômbia, apesar de ter operações também na Argentina, Chile, México e Brasil.
Em 2003, a HP se tornou uma das primeiras âncoras do recém-fundado Tecnopuc, parque tecnológico criado pela PUC-RS na área de um antigo quartel em Porto Alegre.
O histórico de pesquisa da HP no país começa ainda em 1999, quando foi feita a joint venture com a Edisa, uma empresa gaúcha então atuante nos mercados de PCs e ATMs.
Mas o número de funcionários não passa perto do que é a operação de Costa Rica, país no qual a HPE é um dos maiores empregadores na área de TI.