A Stefanini Inspiring implantou uma plataforma de engajamento nas farmácias afiliadas à Febrafar. Foto: Pixabay.

A Stefanini Inspiring implementou uma plataforma de engajamento em tempo real nas redes de farmácias afiliadas à Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar).

O objetivo é dinamizar o relacionamento com o consumidor, estreitando e personalizando o atendimento das farmácias da Federação. A solução é baseada na plataforma de engajamento da Inspiring, que permite o gerenciamento da jornada de valor do cliente a partir de ofertas individualizadas e em tempo real.

“A Febrafar e a Inspiring uniram forças e juntas construíram o aplicativo do PEC, integrado à plataforma de engajamento da Inspiring. Este aplicativo permite que cada loja faça o atendimento personalizado do seu cliente, por meio de um chat, e também o gerenciamento da jornada de valor deste cliente”, afirma Felipe Prada, da Stefanini Inspiring.

Além do aplicativo, a Inspiring realizou o trabalho de consultoria em analytics, que resultou na microssegmentação da base de clientes do PEC. 

O PEC, viabilizado pela Febrafar, tem como finalidade oferecer para as farmácias uma política de preços competitiva por meio da concessão individualizada dos descontos, levando em consideração as características específicas de cada medicamento e local de atuação. Assim, o PEC é um sistema de CRM com milhões de clientes cadastrados em todo Brasil.

“Com certeza passaremos a um novo patamar em nossos trabalhos, pois, com esse aprimoramento do PEC, passaremos a ter um cuidado maior também com o pós-venda. Além de possibilitar a oferta de um grande número de informações aos clientes, independente do local onde estejam”, detalha o presidente da Febrafar, Edison Tamascia.

Nesta oferta, a Inspiring selecionou doisprodutos: a Inspiring Engagement Platform e o Inspiring Business Process Server. A Inspiring Engagement Platform auxiliou a Febrafar no engajamento de clientes e da força de vendas, por meio de campanhas de incentivos, games, cupons de desconto e enquetes.

O Inspiring Business Process Server apoia a automação de processos de negócio, estando preparado para lidar em tempo real com grandes volumes de transações e dados, além de executar a integração com os atuais sistemas de informação da empresa.

“Combinados, os dois produtos atuam em tempo real, proporcionando ao cliente uma jornada de valor baseada numa comunicação personalizada, fluida, eficaz e transparente. Em conjunto, proporcionam à farmácia capacidade de oferecer aos seus clientes vantagens, informações, produtos ou serviços personalizados”, diz João Mota, presidente da Inspiring.

O tempo para implementação das soluções é de 3 a 4 meses, a depender do conjunto de funcionalidades a explorar e das integrações a serem realizadas.

Atualmente, o programa de fidelidade que a Febrafar já viabiliza para os associados, a partir do PEC, atinge mais de 5 milhões de clientes finais

O aplicativo idealizado e construído pela Inspiring e Febrafar está disponível no Google Play e na Apple Store desde maio de 2016 para duas associadas da Febrafar. 

A associação representa, em receita, 12,5% do mercado varejista farmacêutico brasileiro, com 49 redes associadas que somam mais de 9 mil lojas em todo o Brasil.

“Ao longo deste ano estamos lançando o aplicativo para as outras redes associadas à Febrafar. A nossa meta é alcançar 60%, taxa média de penetração do smartphone no Brasil, da base do PEC, ou seja, cerca de 3 milhões de clientes com o aplicativo, além de atuar por meio dos outros canais em 100% da base de clientes”, finaliza Mota.

A Stefanini Inspiring é a empresa coligada da Stefanini focada em P&D de soluções de alto valor agregado, voltadas para o engajamento de consumidores e da força de vendas.