O Armazém Paraíba optou por terceirizar os servidores com a Microcity. Foto: Divulgação.

A rede de lojas de departamentos Armazém Paraíba, do Grupo Claudino, um dos maiores da região Nordeste do Brasil, optou por terceirizar os servidores com a Microcity, focada em outsourcing e serviços para ativos e infraestruturas de TI. O projeto engloba 30 unidades, distribuídas em seis estados.

De acordo com Aldair Gomes, gerente da regional Norte e Nordeste da Microcity, foi criado dentro de cada unidade da rede varejista um mini ambiente de data center, capaz de executar todas as funções de um centro de dados convencional, só que em menor dimensão. 

“O formato do projeto gera uma série de vantagens ao Armazém Paraíba, pois cada loja abriga equipamentos que em geral ficariam a quilômetros de distância, longe das vistas dos usuários, em gestão contratual SLA, e sem ocupar muito espaço”, explica.  

Com mais de 20% do projeto concluído, a expectativa é que todos os 60 servidores sejam entregues até setembro desse ano, já levando em conta a adequação e instalação em cada unidade nos estados do Maranhã, Piauí, Tocantins, Pernambuco, Bahia e Ceará.  

“Precisávamos contar com um parceiro que tivesse a capilaridade necessária para nos atender, já que nossas unidades, muitas vezes estão espalhadas em regiões afastadas, dificultando o suporte e a gestão das máquinas”, diz Heber Alves Salgado, gerente de TI do Armazém Paraíba. 

Hoje, a Microcity possui mais de 40 parceiros nas regiões Norte e Nordeste para prestar todo tipo de atendimento, desde a entrega dos ativos até a atualização de softwares e checagem do ciclo de vida do equipamento.

“Antes, tinha que deslocar minha equipe de TI para essas cidades quando acontecia algum problema, o que podia levar dias. Além disso, tínhamos que correr atrás de máquinas para reposição”, afirma Salgado.

Além da questão do suporte e manutenção, o executivo afirma que a gestão dos processos operacionais também foi melhorada. 

“Agora conseguimos visualizar tudo o que está acontecendo dentro das lojas. Problemas pontuais, como falhas de rede, demora de sistemas, e as causas de cada parada, são facilmente identificados e corrigidos”, relata.

O Armazém Paraíba possui 228 pontos de venda, distribuídos nos estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Bahia, Pernambuco e Tocantins. A rede comercializa móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, informática e celulares, moda, tecidos, calçados e artigos de cama, mesa e banho. 

A rede conta com cerca de 12 mil colaboradores e faz parte do Grupo Claudino, um conglomerado que envolve várias empresas de diversos segmentos econômicos, como têxtil, alimentício e de construção civil.

Sediada em Belo Horizonte e com 30 anos de atuação, a Microcity fornece infraestrutura de TI como serviço (IaaS, na sigla em inglês) e conta com a maior base instalada do país, com cerca de 200 mil equipamentos.

Atualmente a empresa conta com mais de 350 funcionários e possui filiais em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e Ceará.