ESTOQUE CHEIO

Megasul: cotação de compras online para varejo

10/08/2012 12:57

Michele Tiergarten. Foto: divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

A blumenauense Megasul, especializada em ERP para varejo, lança o e-Procurement, software que automatiza o processo de tomada de compras para reposição de estoque.

Disponível em plataforma web, a solução faz a publicação da coleta de preços, o que permite aos fornecedores formalizarem, também por meio online, suas cotações e condições de fornecimento para a demanda requerida.

“Isso reduz o tempo em relação à operacionalização”, comenta Michele Tiergarten, diretora comercial da Megasul.

Segundo ela, o e-Procurement vai além da tradicional cotação, funcionando integrado ao ERP Megasul para fazer uma varredura das informações da empresa, o que possibilita antecipar os produtos em falta no estoque.

“As informações extraídas do ERP são baseadas em critérios-chave, como histórico de compras, movimentação de vendas e disponibilidade de estoques”, explica ela. “Essa antecipação de dados inibe ações duvidosas no processo de compra”, esclarece.

A ferramenta elimina o trabalho do comprador de digitar valores das cotações.

Além disso, faz a seleção automática de fornecedores que já participaram de cotações passadas e o envio automático de e-mails-convite para a participação em novos processos.

A agilidade ao processo também é determinada pelo sistema de datas limite imposto pelo software.

“O comprador define as datas para resposta das cotações, que são bloqueadas automaticamente pelo sistema em caso de tempo esgotado. Isso elimina pendências da conclusão das compras”, finaliza Michele.

Além da sede em Blumenau, a Megasul tem filial em São Paulo.

A carteira de clientes soma cerca de 1,7 mil nomes, e a meta é ampliar o número em 25% este ano, segundo o diretor de Tecnologias e Operações da companhia, Bruno Tiergarten.

Ele não divulga o faturamento da empresa, mas destaca que em 2011 cresceu 30% e, para este ano, a projeção é de 40%.

Veja também

MÃO DE OBRA
Megasul e Blusoft: TI qualificada em SC

Empresa de Blumenau especializada em ERP para varejo, investiu R$ 100 mil nos últimos dois anos em programas de capacitação de mão de obra.

EM ALTA
AMD Brasil dobra no varejo

A segunda maior fabricante de processadores do mundo teve um crescimento de 145%. Empresa atribui salto à decisão de incluir o Brasil como um dos seus mercados prioritários no mundo.

UM MAIS UM
Itautec e Construsoftware: foco no varejo

A empresa de automação Itautec fechou parceria com a Construsoftware para o desenvolvimento de soluções para o varejo.

O foco é desenvolver uma ferramenta integrada para otimizar a gestão de empresas de todos os portes e que inclui os softwares SIAC Store, Scope e AutoManager.

Dell: presença em dobro no varejo do BR

A Dell duplicou sua presença em lojas de varejo em 2011.

Em evento realizado nessa quarta-feira, 30, em São Paulo, o diretor geral da Dell Brasil, Raymundo Peixoto, disse que a marca chegou a mais de mil estabelecimentos comerciais nesse ano.

Desde setembro de 2007, a empresa vende computadores no varejo brasileiro.

A empresa tem, inclusive, uma diretoria voltada exclusivamente para o canal de vendas, unidade que teve o número de funcionários triplicado nesse ano.

PayPal quer atrair pequeno varejo do BR

O PayPal no Brasil fechou acordo com a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT).

Segundo o jornal Valor Econômico, a iniciativa visa a atender lojas virtuais de pequeno porte e tentar ampliar a rede de clientes PayPal no país, atualmente estimada em 30 mil varejistas.

De acordo com o presidente da empresa no Brasil, Mario Mello, a meta da empresa é atingir mais de 50 mil clientes com esse serviço. Mello estima que o mercado de lojas virtuais no Brasil varie entre 250 mil e 300 mil.

Irgovel: 70% mais gestão de estoque com Totvs

A Irgovel, fabricante de óleo refinado e divisão do grupo americano NutraCea, aumentou em 70% sua capacidade de controle de estoque com o ERP Totvs, implementado pela Totvs RS.

Na companhia, 25 utilizam a tecnologia diretamente. Já o número de usuários indiretos passa de 175 pessoas, sediadas no parque industrial da Irgovel, em Pelotas.