Momento parece ser de aproximação entre fintechs e operadoras de telecom. Foto: divulgação.

O Banco PAN e a Claro firmaram um acordo para convidar clientes do serviço pré-pago da operadora a abrir uma conta digital na instituição e receber 600 Mb de internet móvel como bonificação.

Segundo o banco, o anúncio faz parte da sua estratégia de construir parcerias em diversos setores para ampliar os canais de distribuição da conta digital, lançada em fevereiro deste ano, e de seus produtos de crédito. 

"O PAN vem focando em projetos de expansão da sua base de clientes da conta digital e apostando em setores que tenham sinergia, como operadoras de telefonia de celular. Neste modelo, todos têm vantagens", afirma Henry Maeda, superintendente de parcerias e novos negócios do PAN.

Além da Claro, o PAN já havia anunciado recentemente acordos com empresas do setor de saúde, como a Avus, Drogaria São Paulo e Pacheco, além da Veloe no segmento de mobilidade e da Grão e Mobills na área de educação financeira.

De qualquer forma, o momento parece ser de aproximação entre fintechs e operadoras de telecom.

Em maio deste ano, a Oi e a Conta Zap, focada em meios de pagamento, desenvolveram uma plataforma digital para operações financeiras baseada no WhatsApp com a utilização de um chatbot.

Dois meses antes, a TIM e o C6 Bank haviam fechado um acordo pelo qual vão fazer ofertas combinadas de serviços bancários digitais e de telecomunicações aos clientes.

A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países na América Latina, Europa e Estados Unidos. No Brasil, a empresa está em mais de 4,2 mil municípios e suas redes disponibilizam serviços a mais de 96% da população.

Fundado em 2011, o Banco PAN é controlado pelo Banco BTG Pactual S.A. e pela Caixa Participações S.A. (CAIXAPAR), possuindo um patrimônio líquido de R$ 5 bilhões.

Com 2.438 colaboradores, atua com foco em crédito consignado, financiamento de veículos usados e motos novas, além da conta corrente digital, cartões de crédito e venda de seguros. 

O PAN gere uma carteira de 5,3 milhões de clientes e está presente em todo o território nacional, operando com uma rede de 12,2 mil lojas e concessionárias parceiras e mais de 670 correspondentes bancários, além de 60 pontos de atendimento próprios.