ESTADOS UNIDOS

Facebook distribui beacons para lojas

10/06/2015 10:43

Tecnologia é parte de uma atualização do Place Tips, ferramenta lançada em janeiro.

O Facebook está oferecendo beacons gratuitos para varejistas dos Estados Unidos. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Facebook está oferecendo beacons gratuitos para varejistas e empresas dos Estados Unidos que utilizam seu serviço. A estratégia é parte de uma atualização do Place Tips, ferramenta do Facebook lançada oficialmente em janeiro.

O Place Tips mostra postagens sobre lojas e negócios específicos quando o usuário visita os locais. A ferramenta foi testada com alguns estabelecimentos de Nova York.

Nesta semana, o Facebook anunciou que expandiria o recurso para qualquer negócio dos Estados Unidos, e permitiu que cada interessado solicitasse um beacon gratuito.

O beacon funciona com base na tecnologia Bluetooth de Baixa Energia, ou Bluetooth Low Energy (BLE). Ele reconhece os smartphones próximos e pode enviar informações - como promoções -, além de registrar informações como pontos mais visitados da loja e tempo gasto no estabelecimento.

No caso do Facebook, os varejistas ainda não podem anunciar através do Place Tips, mas o Re/Code vê pontencial no sistema. 

O argumento do Facebook é que a plataforma pode direcionar os anúncios melhor do que qualquer outra na internet, e que a adição de  anúncios específicos do local e notificações push só irão reforçar esta posição.

O Facebook criou o seu próprio beacon, que está sendo produzido por um fabricante externo. Apesar de não ser uma tecnologia cara, a disposição para distribuir gratuitamente o dispositivo demostra o potencial que a empresa projeta com o Place Tips.

Em abril, o Twitter também demostrou interessa na tecnologia, adquirindo a Swirl, uma startup especializada em beacons.

Veja também

SMART MOVING SYSTEMS
Startup oferece sistema RFID nacional

Um grupo de cinco sócios investiu R$ 2 milhões no negócio.

APLICATIVO
TagPoint: beacons no Moinhos Shopping

A TagPoint foi fundada há cerca de um ano e instalou seus beacons em mais de 500 pontos no Brasil.

PROTÓTIPO
Totvs: interação entre smartwatch e beacon

O Totvs Labs já testou a interação da tecnologia com um smartwatch disponível no mercado. 

COMUNIDADE
Facebook: laboratório em Heliópolis

No local haverá aulas sobre a plataforma, empreendedorismo e marketing digital.

REDE SOCIAL
Instagram lança publicidade no Brasil

Avon, Coca-cola, Visa e Vivo são algumas das marcas que terão campanhas na plataforma.

CONTRATAÇÃO
Facebook: ex-ESPN para Vendas

Marcelo Pacheco ficou oito anos na ESPN, e chegou ao cardo de VP comercial e de negócios.

MESSENGER
IBM e Facebook: parceria foca produto

IBM e Facebook devem trabalhar com negócios no Messenger.