O Facebook está oferecendo beacons gratuitos para varejistas dos Estados Unidos. Foto: Divulgação.

O Facebook está oferecendo beacons gratuitos para varejistas e empresas dos Estados Unidos que utilizam seu serviço. A estratégia é parte de uma atualização do Place Tips, ferramenta do Facebook lançada oficialmente em janeiro.

O Place Tips mostra postagens sobre lojas e negócios específicos quando o usuário visita os locais. A ferramenta foi testada com alguns estabelecimentos de Nova York.

Nesta semana, o Facebook anunciou que expandiria o recurso para qualquer negócio dos Estados Unidos, e permitiu que cada interessado solicitasse um beacon gratuito.

O beacon funciona com base na tecnologia Bluetooth de Baixa Energia, ou Bluetooth Low Energy (BLE). Ele reconhece os smartphones próximos e pode enviar informações - como promoções -, além de registrar informações como pontos mais visitados da loja e tempo gasto no estabelecimento.

No caso do Facebook, os varejistas ainda não podem anunciar através do Place Tips, mas o Re/Code vê pontencial no sistema. 

O argumento do Facebook é que a plataforma pode direcionar os anúncios melhor do que qualquer outra na internet, e que a adição de  anúncios específicos do local e notificações push só irão reforçar esta posição.

O Facebook criou o seu próprio beacon, que está sendo produzido por um fabricante externo. Apesar de não ser uma tecnologia cara, a disposição para distribuir gratuitamente o dispositivo demostra o potencial que a empresa projeta com o Place Tips.

Em abril, o Twitter também demostrou interessa na tecnologia, adquirindo a Swirl, uma startup especializada em beacons.