Rede Pitágoras é uma das marcas da Kroton. Foto: Divulgação.

A Kroton Educacional, grupo privado de educação do Brasil, acaba de concluir o projeto de padronização do seu parque de firewalls, agora Dell SonicWALL, em suas 53 unidades. A implementação foi feita pela Picture Soluções em TI, que também assume o gerenciamento 24x7 dos equipamentos. 

De acordo com o gerente de Infraestrutura de TI da Kroton, Maurício Oliveira, a companhia adotou um modelo de crescimento orgânico e por aquisições. Por isso, seus ambientes de redes e firewalls eram heterogêneos. 

"Este cenário dificultava o gerenciamento, que era local. E, sempre que uma atualização era necessária, precisávamos contar com mão de obra especializada em diferentes equipamentos e tecnologias", comenta.

Para melhorar seus processos, a instituição decidiu consolidar todas as soluções de firewall.

Segundo o gerente de TI da Picture e responsável pelo projeto, João Paulo Sbrissa, o objetivo era padronizar e criar uma gerência centralizada sob a gestão da Picture, que é responsável não apenas pelas instalações, mas também pelo monitoramento e manutenção. 

"Começamos o desenho do projeto em dezembro de 2011 e terminamos um ano depois, em novembro de 2012."

O processo de implantação ocorreu ao longo de 2013.

Sbrissa revela que o projeto teve início com uma necessidade específica: dentro de cada unidade, a Kroton tinha duas zonas de segurança, uma acadêmica e outra administrativa. 

"Tínhamos de mantê-las isoladas, mas o mesmo firewall deveria visualizar a base de usuários destas duas entidades sem que elas interagissem. Isso foi algo relativamente novo e desafiador para nós e para a Dell SonicWALL", conta.

Por este motivo, a Picture trabalhou no projeto em conjunto com os engenheiros da Dell SonicWALL na América Latina. 

"Eles nos ajudaram a montar um ambiente de desenvolvimento e homologação", detalha, lembrando que a estrutura foi homologada no laboratório da própria Picture. 

De acordo com o gerente, hoje, a Picture monitora algo entre 45 e 50 firewalls, com uma completa cobertura das unidades espalhadas do Macapá ao Rio Grande do Sul.

Atualmente, segundo Oliveira, a rede da Kroton tem cerca de dez mil usuários - funcionários em sua grande maioria, uma vez que os alunos só acessam a rede nos laboratórios da instituição. 

"Em 2014, estenderemos a padronização e o controle às 12 unidades da Unopar e da Uniasselvi, instituições integrantes ao grupo", antecipa.

A Kroton Educacional atua no setor educacional brasileiro há mais de 45 anos. A companhia atende vários segmentos educacionais, desde o maternal até o mestrado. 

Há pouco mais de um ano, a Kroton realizou uma fusão com a Anhanguera.

A Kroton incorporou as ações da Anhanguera, em uma troca de 1,3 mil ações ordinárias da Kroton para cada ordinária nominativa - ações mais valiosas, que dão participação nas decisões da Anhanguera.

Com a operação, o plano era manter a direção das companhias dispersa, com 42,52% da empresa pertencendo aos acionistas da Anhanguera e 57,48% aos da Kroton.

O grupo Kroton atende a mais de 500 mil alunos no ensino superior, nas modalidades de ensino presencial e a distância, por meio dos 53 campi localizados em 10 estados do Brasil e em 39 municípios, além de 447 polos ativos de graduação de EaD. 

Além disso, atende a cerca de 287 mil alunos na educação básica, com 804 escolas associadas em todos os estados do Brasil.

Fundada em 1996, a Picture é uma empresa especializada no desenvolvimento, na implantação e no completo gerenciamento de soluções corporativas de Tecnologia da Informação.

Na execução de projetos de cloud computing, segurança, internet e no gerenciamento de TI, a carteira de clientes atendidos pela companhia inclui empresas como Anna Pegova, Brasilwagen, Pizza Hut, ProGen, SP Japan Motors e Ultracenter.