Rede Vivo, a quinta maior do estado, faz migração com BasisIT. Foto: divulgação.

A Rede Vivo, quinta maior rede de supermercados do Rio Grande do Sul, com vendas brutas de R$ 313,9 milhões em 2011, segundo dados da Agas, migrou os ambientes SAP do banco de dados MaxDB para Microsoft SQL com a consultoria da  também gaúcha  BasisIT.

Conforme o gerente da TI da empresa varejista, Marcos Wentzel, a rede enfrentava problemas de performance que impossibilitavam a execução de alguns processos devido a lentidão dos ambientes SAP.

Thiago Gugliano, sócio diretor da BasisIT, detalha os passos tomados para solucionar o problema.

“Fizemos um planejamento antes da migração e criamos o landscape SAP com o novo desenho da infraestrutura, passando a trabalhar com melhor dimensionamento e divisão dos discos de storage, o que trouxe ganho de performance”, explica Gugliano.

O banco de dados foi exportado nos servidores antigos, com a instalação de novos ambientes já com o banco em Microsoft SQL 2008.

Ao todo, foram três ambientes de ERP e dois de BW, segundo Gugliano.

O projeto levou em torno de três meses para ser concluído e possibilitou a execução de um novo trabalho de migração, desta vez do GRC NF-e para a versão 10.0  na plataforma NW 7.31.

De acordo com Jeverson Anderle, também sócio da BasisIT, o trabalho foi semelhante ao já realizado pela consultoria para a BSBios, empresa de Passo Fundo que produz mais de 160 milhões de litros de biodiesel por ano e que no ano passado migrou todos os seus ambientes SAP para a plataforma Power7 com sistema operacional AIX6.

“Só que na ocasião migramos de sistema operacional. Já na parte do GRC, podemos comemorar sete projetos de migração executados com êxito”, comemora Anderle.

QI
Para a BasisIT, os parceiros têm sido fermento para os negócios.

Por exemplo: a consultoria gaúcha, que está no mercado há pouco mais de um ano, chegou à BSBios por indicações de aliados que incluem a curitibana Spro IT Solutions, que em 2011 havia implantado seu sistema SPROMaxys, integrado ao SAP, na empresa de biocombustível.

No caso da Rede Vivo, o contrato foi fruto de indicação feita pela consultoria Formers, que atua com soluções e serviços para segmento de varejo.

A carteira geral de clientes da BasisIT também traz outros nomes de peso, como Intecnial, Quero-Quero, Multilab e Fallgater.

Projeto da vez, a Rede Vivo é a quarta maior rede de supermercados com capital gaúcho e a décima maior do Sul do Brasil, segundo dados da Agas.

A varejista soma 24 lojas em 16 cidades gaúchas e emprega mais de 1,8 mil colaboradores.