Apex vai levar mais de 50 empresas brasileiras para o SXSW. Foto: Alfie Photography/Shutterstock.com

A Apex-Brasil vai levar 58 empresas brasileiras – entre startups, empresas de economia criativa e investidores – para Austin, no Texas, durante o South by Southwest. Em 2014, a Apex levou 28 empresas a Austin, quando a Casa Brasil contou com apresentações musicais, palestras, filmes e games.

“O South by Southwest reúne dois fatores fundamentais para a Apex-Brasil: o mercado norte-americano, sempre no topo da nossa lista de prioridades para promoção comercial e atração de investimentos, e os setores inovadores presentes ao evento”, destaca o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto.

A Apex-Brasil será a responsável pelo estande do Brasil dentro da feira de negócios do evento (trade show). Nesse estande haverá um espaço para reuniões com potenciais parceiros, clientes e compradores, agendadas pelo SXSW conforme o perfil da empresa brasileira. 

Foram selecionadas 20 empresas para esse espaço. Elas são dos setores de publicidade, design, moda, games, tecnologia da informação e produtoras de audiovisual. 

O SXSW também tem um espaço chamado Startup Village, onde empresas nascentes do mundo inteiro podem se conectar a investidores internacionais. No dia 14 de março, a agenda brasileira será dedicada a 11 startups selecionadas pela Apex-Brasil. 

Neste dia, as empresas terão a oportunidade participar de sessões de até 30 minutos com no mínimo três potenciais investidores e parceiros de negócios. As empresas buscam pelo menos US$ 25 milhões em investimentos.

O SXSW, nos últimos anos, vem se consolidando também como um ambiente propício para encontros de investimento. Assim, a Apex-Brasil também vai levar dez fundos de investimentos brasileiros. 

A intenção é promover um maior conhecimento sobre como funciona o capital empreendedor norte-americano e o contato com investidores internacionais para realização de parcerias estratégicas, co-investimentos em empresas brasileiras e captação de recursos para esses fundos. 

O SXSW é um festival de música organizado há 27 anos. Nos últimos anos ele cresceu, incorporou o cinema e internet, e se tornou uma referência global em convergencência de mídias: o ponto de encontro de nova tecnologias, filmes, música, games, mídias sociais etc.

Empresas de diversos setores, como Google, Microsoft e Sony participam do evento. O Twitter, por exemplo, foi lançado durante o SXSW de 2007. 

A cidade de Austin, inclusive, tem se destacado cada vez mais como um pólo de tecnologia. 

San Francisco, no Vale do Silício, ficou atrás da capital do Texas em uma pesquisa que avaliou 11 cidades globais consideradas clusters de tecnologia quanto a ambiente de negócios, qualidade de vida, preços dos imóveis, entre outros quesitos.

O relatório da consultoria Savills tem Austin como líder do ranking, seguida de San Franciso, Tel Aviv, Nova York, Estocolmo e Londres, segundo o Wall Street Journal.

Ausitn, capital do Texas, tem cerca de 790 mil habitantes e abriga cursos destacados de engenharia e informática da Universidade do Texas. Empresas como Dell, IBM, Apple, HP e Samsung têm operações na cidade.

 

Já estão confirmadas no SXSW as seguintes empresas brasileiras:

11:11 Ads+Arts

99biz

Beved

Big Hut Games

Blogo

Boulevard Filmes

CI&T

ClapMe

Conspiração Filmes

DaFne Music

Denox

Dujour

GoAulas

Hungry Man

Iluminatta

INPUT | artesonora

Insecta Shoes

Jamute

Kokku

Lobo

Loop Reclame

Losbragas

Manifesto Game Studio

MeCasei.com

MJV Tecnologia e Inovação Ltda

Mosquito Project

Netshow.me

Nexus Edge

O2 Play

Prodigo Films

Querosene Filmes

Retroca

Santa Transmedia

Stayfilm

Tátil - Idea Design

Tokenlab

Virgo Game Studios

ZoeMob