Seria este o carro da Apple? Foto: divulgação.

Alô Google e Uber: parece que a Apple também está mexendo seus pauzinhos para também participar da competição no mercado de carros inteligentes. Segundo fontes ligadas à marca, a companhia de Cupertino está desenvolvendo a sua versão de um veículo sem motorista.

Segundo divulgado pelo Business Insider, um funcionário de dentro da companhia revelou que a companhia está circulando por San Francisco e cidades do Vale do Silício uma misteriosa van. De acordo com a fonte, o veículo seria o primeiro teste de uma tecnologia de carro guiado por software.

O profissional também afirmou que a Apple teria criado internamente uma divisão dedicada ao desenvolvimento de veículos, e que profissionais da Tesla, badalada companhia de carros elétricos, agora estão na companhia da maçã.

"O último projeto da Apple é muito interessante para ignorar e ele vai mudar o mercado, dando trabalho para a Tesla", afirmou a fonte, também fazendo uma publicidade para a sua companhia.

De acordo com dados do LinkedIn, atualmente a Apple conta com cerca de cinquenta empregados vindos da Tesla Motors. A maioria dos engenheiros que a Apple contratou da empresa de Elon Musk são especializados em mecânica, manufatura e robótica.

Embora nunca se deva descartar a possibilidade da companhia de Cupertino querer o seu carro, analistas dizem que a Apple está interessada em outro campo no mercado de TI nos carros.

O mais provável é que a Apple esteja incluindo recursos de autonavegação em sua já divulgada iniciativa CarPlay, que está prevista para 2015 e promoverá uma integração inédita dos dispositivos da marca com os sistemas inteligentes dos carros.

Um dos primeiros lançamentos que aceitarão o CarPlay está previsto para o primeiro semestre deste ano: o Hyundai Sonata 2015.

De toda forma, ao também mostrar que quer competir no mercado de carros inteligentes e navegação em carros sem motorista, a Apple não quer deixar barato frente a outras companhias de tecnologia que estão abertamente envolvidas em projetos do tipo.

Uma das brigas que promete agitar o mercado nos próximos anos se desenha entre o Google e o app de solicitação de caronas Uber. A empresa de Mountain View, que já tem seu carro automatizado, quer ter seu serviço de solicitação de carros. Enquanto isso, o Uber pretende experimentar com carros sem motorista.