Baguete
InícioNotícias> Kodak: blockchain para gerir direitos autorais

Tamanho da fonte:-A+A

TENDÊNCIA

Kodak: blockchain para gerir direitos autorais

Júlia Merker
// quarta, 10/01/2018 10:26

A Kodak firmou uma parceria com a WENN Digital para lançar a KODAKOne, plataforma de gerenciamento de direitos de imagem baseada em blockchain; e a KODAKCoin, criptomoeda que busca dar a fotógrafos e agências maior controle na gestão dos direitos.

Jeff Clarke, CEO da Kodak. Foto: Divulgação.

Com a tecnologia blockchain, a plataforma KODAKOne criará um registro digital criptografado de direitos autorais para os fotógrafos registrarem trabalhos novos e de arquivo que podem então ser licenciados dentro da plataforma. 

Já a KODAKCoin permite que os fotógrafos recebam o pagamento por licenciar seu trabalho imediatamente após a venda em uma plataforma segura de blockchain. 

A plataforma KODAKOne fornece um rastreamento contínuo da web para monitorar e proteger o IP das imagens registradas no sistema. Quando o uso sem licença de imagem é detectado, a plataforma pode gerenciar o processo de pós-licenciamento para recompensar os fotógrafos.

"Para muitos na indústria de tecnologia, 'blockchain' e 'criptomoeda' são buzzwords em alta, mas para os fotógrafos, que há muito tempo se esforçaram para garantir o controle sobre seu trabalho e como é usado, essas palavras são as chaves para resolver o que parecia ser um problema sem solução", diz Jeff Clarke, CEO da Kodak.

A oferta inicial de moedas será aberta em 31 de janeiro de 2018 e está aberta a investidores credenciados de países como EUA, Reino Unido e Canadá.

Júlia Merker