Em busca da qualidade de software. Foto: Flickr.com/ibsbus.

Agora os profissionais que atuam na área de qualidade de software e membros da comunidade MPS têm a sua disposição o app “Guias MPS”.

O aplicativo pode ser baixado na Apple Store e reúne informações sobre os guias dos modelos MR-MPS-SW e MR-MPS-SV, possibilitando a consulta aos níveis do G ao A. 

Para cada nível, são listados os respectivos processos e, ao clicar, os resultados esperados são detalhados e, depois, os resultados de atributos de processo com informação do guia como, por exemplo, fundamentação teórica, propósito e detalhes da implementação.  

O desenvolvedor é o implementador Leonardo Martins que decidiu criar o guia a partir de uma necessidade pessoal de localizar rapidamente conteúdos, principalmente, durante suas consultorias. 

“Eu levava um tempo considerável para localizar o material nos PDFs e, por isso, achei interessante fazer um guia de acesso rápido no iPad. Assim criei a primeira versão apenas para uso próprio. Comentando sobre isso com profissionais da área durante um evento do setor, surgiu a ideia de fazer para iPhone também  e, posteriormente, disponibilizar para a comunidade MPS”, relatou. 

Há o plano de inserir outras funcionalidades, como a inserção de informações sobre as organizações com avaliação MPS vigente e dados das estatísticas da pesquisa iMPS, resultados de desempenho das organizações que adotaram o modelo. 

Cerca de 100 profissionais usam o app atualmente.