No final de 2016, todos os celulares brasileiros terão nove números. Foto: Champion studio/Shutterstock.

Tamanho da fonte: -A+A

A Anatel publicou na terça-feira, 8, o cronograma para inclusão do nono dígito nos celulares de mais 10 localidades: Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins.

Nos municípios com DDDs de 61 a 69 (estados do Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal), a inclusão do 9 antes nos números de celular acontece a partir de 29 de maio de 2016. 

Nos locais com DDDs de 41 a 49 (Paraná e Santa Catarina), a mudança chega no dia 6 de novembro de 2016.

Já os municípios com DDDs 51, 53, 54 e 55, no Rio Grande do Sul, terão o nono dígito implantado a partir de 6 de novembro de 2016. 

Depois dessa data, todos os celulares brasileiros terão nove números. O nono dígito já foi implantado nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima, Minas Gerais, Bahia e Sergipe. 

A Anatel iniciou a mudança nos celulares com o objetivo de ampliar os recursos de numeração nos estados onde já eram escassos, como São Paulo e Rio de Janeiro. Os outros estados receberão o 9º dígito para manter uma padronização, mesmo ainda contando com número disponíveis em quantidade.