Paulino Ramos Rodrigues e Mark Sunday, CIO e Senior Vice President da Oracle.

O diretor executivo de TI e Operações da Confederação Sicredi, Paulino Ramos Rodrigues, recebeu o prêmio Latin America CIO of The Year 2015 durante o Oracle Open World, evento mundial da gigante de tecnologia que aconteceu na semana passada em San Francisco, nos Estados Unidos.

“É um reconhecimento da atuação da área de tecnologia da informação do Sicredi, mais do que da minha trajetória profissional. É uma premiação que valida a estratégia, a execução e o valor criado pela tecnologia para o negócio do Sicredi e seus associados e colaboradores”, explica Rodrigues.

Rodrigues entrou no banco cooperativo Sicredi em 2003, como gerente de Planejamento Financeiro. Em 2009, passou a atuar como diretor de Planejamento e Administração do Banco Cooperativo Sicredi e, em 2012, passou a ser diretor executivo de TI e Operações na Confederação Sicredi, cargo que ocupa atualmente.

Um dos principais projetos entregues recentemente pelo gestor foi a criação de um catálogo de serviços com custos por transação 381 opções disponíveis no seu Centro de Serviços Compartilhados, incluindo aí cerca de 200 na área de TI.

Os valores não são efetivamente cobrados dessa maneira das 97 cooperativas do sistema Sicredi, responsáveis pelo atendimento de 3 milhões de associados em 11 estados brasileiros, mas servem servem como uma referência para orientar a interação do CSC com a alta gestão.

A oferta está baseada em práticas de ITIL e as ISOs 9001, 20000 e 27000, além de um trabalho forte de contabilidade.

Em agosto, o Sicredi anunciou a expansão de sua presença no país, com a assinatura de um memorando de entendimento visando a filiação da Unicred Central Norte/Nordeste.

Com a filiação, o Sicredi ampliará sua atuação dos atuais 11 para 20 estados brasileiros, consolidando a presença nacional no segmento de instituições financeiras cooperativas.

A entrada da Unicred Central Norte/Nordeste acrescentará 28 cooperativas filiadas, com R$ 3,6 bilhões de ativos e R$ 986 milhões em patrimônio líquido.