TENDÊNCIA MUNDIAL

Quem tem MBA é mais procurado

09/10/2013 10:42

Segundo a QS, demanda no Brasil por profissionais com MBA subiu 16% de 2012 para 2013.

Há 16% mais vagas para esses profissionais comparado ao ano anterior. Foto: flickr.com/photos/bardmba.

Tamanho da fonte: -A+A

A demanda no Brasil por profissionais com MBA aumentou 16% de 2012 para 2013. O dado foi divulgado no relatório anual da QS, especializada em pesquisas para ensino superior e escolas de negócios. 

O Brasil ocupa a oitava posição em número de vagas com esse requisito, mesma colocação do ano passado. O ranking é liderado pela Índia, onde a procura por esses profissionais cresceu 29%, depois vem os Estados Unidos, com acréscimo de apenas 2%, seguido pela China com 35%.

O aumento foi menor do que o registrado no ano passado, quando o país alcançou 22%, segundo matéria do jornal Valor Econômico. Porém, os outros países também desaceleraram. Houve um amento de 14% nas oportunidades mundiais, enquanto, no ano anterior, foi de 15%.

Na América Latina, o índice chegou a 14% em 2012, e nesse ano foi 6%. 

A pesquisa teve cerca de 4.300 participantes de empresas em 40 países.

De acordo com o estudo, a procura por profissionais com esse tipo de pós-graduação é uma tendência mundial, principalmente na América do Norte, onde 32% das empresas buscaram estrangeiros em 2013, em 2012 esse índice era 23%. 

Na Europa, além do aumento no número de companhias que recrutam em todo continente europeu, cerca de um quarto das empresas também estão buscando ativamente profissionais de outras regiões, entre elas a América Latina.

Veja também

APROVADO PELO MEC
ESPM tem primeiro doutorado em Gestão Internacional

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Capes, aprovou a criação do primeiro doutorado em Gestão Internacional do Brasil que será ministrado na ESPM.

"Estamos radiantes por recebermos o reconhecimento de um árduo trabalho de equipe, que foi coroado com esta aprovação na primeira submissão, sem contingências", conta Marcos Amatucci, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da ESPM.

NOVO EDITAL
CsF: 1 mil bolsas de mestrado nos EUA

De julho de 2011 a setembro de 2013, o governo já concedeu 53.552 bolsas. A meta é oferecer 101 mil em quatro anos.

GESTÃO
Conheça a crise silenciosa da TI

Cenário de TI que garante a estabilidade dos sistemas corporativos sustentado por redes e dados 100% controladas pelas organizações está condenado.

MAS QUE COISA
Enade: 30% dos cursos são reprovados

Em 2012 foram avaliados 7,2 mil cursos e 536 mil estudantes, de 1,6 mil instituições.