IBM com novo sistema para agilizar gerenciamento de dados. Foto: flickr.com/photos/@N08

A IBM anunciou nesta terça-feira, 09, o PureData System, expansão da família PureSystems de sistemas integrados voltados ao gerenciamento de grande fluxo de dados, o famoso Big Data..

Para a fabricante, o novo sistema ajuda os clientes na análise mais rápida de dados, transformando-os em insights que ajudam a suportar metas específicas de negócio de todas as áreas da organização – como marketing, vendas e operações.

O sistema será disponibilizado em três modelos para cargas de trabalho específicas.

O PureData System para Transações oferece configurações de hardware e software voltados a ambientes de processamento de varejo e crédito, com rápida manipulação de transações e interações em grande quantidade.

O PureData System para Análises é segmentado para otimização de serviços de armazenamento de dados e aplicações analíticas.

Por fim, o PureData System para Análise Operacional oferece percepções simultâneas para operações de negócios e tomadas de decisão em tempo real, como detecção de fraudes e operações de call center.

SEGUNDO PASSO

O lançamento da família PureSystems é o resultado de um investimento global de US$ 2 bilhões em P&D e aquisições realizado pela IBM ao longo de quatro anos, até chegar ao lançamento da família PureSystems.

Segundo destaca a empresa em comunicado, o lançamento representa o segundo passo na entrega de sistemas com inteligência integrada.  

A IBM estima que 2,5 exabytes - um exabyte equivale a 1 milhão de terabytes - de dados sejam criados todos os dias – sendo que 90% do atual volume existente no mundo foi criado nos dois últimos anos.

Conforme destaca a fabricante, o PureData possibilita a realização de análises complexas de Big Data em minutos, sendo compatível com sistemas em nuvem, e pode consolidar mais de 100 bancos de dados em uma única plataforma.