iPhone 5 pode chegar às lojas brasileiras até o fim do ano. Foto: flickr.com/photos/nunoquina.

Tamanho da fonte: -A+A

Já nas lojas norte-americanas desde 21 de setembro, o iPhone 5 finalmente está pronto para ter seu lançamento oficial no Brasil. A Anatel publicou na segunda-feira, 08, a homologação do smartphone da Apple, liberando sua venda no país.

Para completar a alegria dos brasileiros que querem adquirir o aparelho, de tela 4", novo processador A6, design mais leve e fino, entre outras novidades, pelas operadoras nacionais, agora só falta a própria Apple divulgar a data de lançamento do telefone por aqui.

Vale lembrar que a homologação não signfica a chegada imediata do equipamento às lojas. Segundo matéria do IDGNow, o lançamento do iPhone 5 no Brasil deve acontecer até o final do ano.

Para os brasileiros mais apressadinhos, o novo objeto de desejo pode ser comprado desbloqueado por importação, mas os estoques baixos nos Estados Unidos e o alto preço, que chega a US$ 800, pode dificultar a missão.

A homologação de novos aparelhos é necessária para a identificação dos mecanismos de radiofrequencia utilizados, como wi-fi, 3G e 4G.

No caso do iPhone 5, resta saber como vai ficar a compatibilidade do aparelho com as redes 4G em teste no Brasil.

Recentemente, críticas em relação às faixas 4G suportadas pelo novo aparelho da Apple levantaram dúvidas se ele funcionará nas redes móveis de alta velocidade no território nacionais, entre 2,5 GHz e 2,6 GHz, enquanto nos EUA a faixa de 700 MHz é a padrão.

De acordo com a resolução 242 da Anatel, "a empresa ou pessoa que vender produto não homologado que seja passível de homologação está sujeita a multa e providências para apreensão”.

O iPhone 4S, modelo anterior lançado pela Apple, teve sua homologação publicada no final de outubro de 2011, e chegou às lojas em dezembro.