11G R2

Topázio migra Oracle RAC com Advanced IT

09/09/2013 18:06

Em tarefas como fechamento diário do banco, o tempo de processamento reduziu 50%.

Banco porto-alegrense ganha tempo e performance com Oracle RAC R2. Foto: Flickr.com/kalinx

Tamanho da fonte: -A+A

A porto-alegrense Advanced IT concluiu no fim do mês passado a implantação do Oracle RAC (Real Application Cluster) 11g R2 no também gaúcho Banco Topázio.

O projeto, que teve duração de 36 semanas, aumentou a disponibilidade do ambiente de banco de dados da instituição, o que, devido à diversidade de rotinas aceleradas, dificulta exatidão na definição do tempo ganho, mas permite avaliar uma queda à metade no tempo gasto para processamento de dados para processos vários, incluindo os de fechamento do banco, segundo o coordenador de Projetos do Topázio, Gustavo Galimberti.

Para isso, o projeto envolveu não só a criação do RAC e atualização de versão do Oracle, mas também a migração da plataforma Standard para Enterprise e atualização do parque de servidores e storage IBM.

Os ganhos vieram em continuidade de processamento para aplicações de missão crítica, permitindo que o banco permaneça disponível em caso de falha em algum dos servidores do cluster.

O gerenciamento das bases de dados também foi otimizado com a permissão de que aplicativos rodem em vários servidores interconectados, possibilitando ganhos de performanceem caso de uso de processos em paralelo entre os servidores.

MUDANÇAS
O projeto foi conduzido por Daniel Scherer, que na semana passada deixou a superintendência de TI do Banco Topázio e Topázio Cartões para ser o novo diretor de TI da seguradora gaúcha Grupo Sabemi.

FORNECEDOR
Responsável pela migração do banco, a divisão de Infraestrutura da Advanced IT faz, atualmente, a gestão de 35 Tb de dados em mais de 200 bancos de dados Oracle e SQL Server de seus clientes – o equivalente a uma biblioteca de 21,9 milhões de volumes, aproximadamente.

A equipe também já realizou mais de 60 implantações de Oracle RAC em todo o país.

Já o Topázio pertence ao grupo de negócios do empresário gaúcho Ernesto Corrêa e Silva, que também detém companhias como GetNet, Embratec, Good Card, Eco Frotas e Eco Benefícios.

Veja também

Lazzarotto assume infra de TI da Topázio

Daniel Lazzarotto é o novo coordenador de Infraestrutura de TI na Topázio Cartões e Banco Topázio.

EX-TOPÁZIO
Daniel Scherer está na Sabemi

Ex-superintendente de TI do Banco Topázio e Topázio Cartões na TI da seguradora gaúcha.

BANCO ORACLE
Unilasalle monitora com Advanced IT

Universidade com  mais de seis mil alunos migrou do monitoramento presencial para o remoto.

HARDWARE
Advanced IT agora em Oracle Systems

Empresa pode fornecer linhas Sparc Enterprise Servers, Engineered Systems, SuperCluster e X86.

AGCO: Oracle RAC com Advanced IT

A AGCO, fabricante e distribuidora global de equipamentos agrícolas, implantou o Oracle RAC 10g R2 para dar suporte e ampliar a disponibilidade do ERP JD Edwards, em um ambiente que envolve o data center sediado em Canoas, além de plantas de Santa Rosa, Ibirubá, Mogi das Cruzes e Haedo, na Argentina.

Com cerca de 2.140 usuários do ERP, a AGCO chega a contabilizar, em momentos de pico, 1 mil users concorrentes no software, o que gera uma média de 4,5 milhões de transações mensais.

CONSOLIDAÇÃO
Liquigás integra finanças com Oracle

Distribuidora integraou sua plataforma de GMD à solução da Oracle, com apoio da TO Brasil.

PREMIAÇÃO
Por Oracle, Service IT é canal do ano da CTIS

Empresa gaúcha é premiada pela distribuidora pelas vendas Oracle no ano fiscal 2013, concluído em maio.