Pichini, CEO e piloto. Foto: divulgação

O CEO da Go2neXt, Paulo Pichini, está usando a nuvem para competir no Rally dos Sertões 2012.

Inscrito na edição de 2012, que começa no dia 16 de agosto, Pichini usa a cloud para ter vantagem na competição, e se manter em dia com a empresa.

Para manter-se conectado com sua equipe de suporte e com o time de profissionais da Go2neXt, Pichini desenvolveu, com apoio de sua parceira de negócios Siemens Enterprise Communications, uma solução de cloud e colaboração para conferências a partir de dispositivos móveis.

“Todo dia, no final da tarde, vamos iniciar sessões de colaboração em que, a partir do iPhone ou de um PC, eu conseguirei falar, realizar videoconferência e compartilhar arquivos como PowerPoint ou Word com um vasto universo de pessoas”, detalha Pichini.

Além disso, tudo o que os pilotos experimentarão na trilha será reportado em boletins diários a serem publicados em um hot site.

Imagens e vídeos sobre a disputa serão publicados, e os visitantes deste ambiente poderão, via Rastro, acompanhar online tudo o que está sendo postado no hot site.

O Rastro também fala com o GPS, que baixa, em tempo real, informações para o site. Este hot site conta com a infraestrutura de computação em nuvem Oi Smart Cloud. O acesso 3G ao hot site da equipe OffTech é feito por meio do serviço Oi Velox.

O RALLY
A prova, que no total terá 4.846 km, passará por cinco estados brasileiros (Maranhão, Tocantins Piauí, Pernambuco e Ceará), terminando no dia 29 de agosto em Fortaleza.

Por se tratar da edição de aniversário de 20 anos, as provas serão mais duras: cerca de 80% do trajeto deverá acontecer em areias pesadas e dunas.

Um dos diferenciais da prova deste ano é que apresentar 50% de trechos especiais ou cronometrados, um total de 2.296 km que nunca havia sido atingido antes.

Outro ponto de destaque é que o percurso é formado, em sua maioria, por áreas inéditas. Apenas 5% dos mais de 4,8 mil quilômetros do Rally dos Sertões 2012 já foram trilhados pelos competidores de edições anteriores.

O PILOTO
Piloto experiente e que conquistou o sexto lugar, categoria novatos, do Rally Dakar 2009, Pichini contará com Paulo Simões como o co-piloto da equipe OffTech.

Nesta edição, este time estará atuando de forma integrada com a equipe MEM, de Marcos Ermírio de Moraes, o fundador do Rally dos Sertões. Paulo Pichini e Marcos de Moraes vão compartilhar a mesma equipe de apoio e os mesmos recursos tecnológicos, um dos diferenciais da marca OffTech.

O principal motivador de Pichini foi a necessidade de acompanhar o andamento de seus negócios.