O centro de distribuição em Araranguá é um dos que conta com o sistema da Genetec. Foto: Divulgação.

A rede de varejo Lojas Benoit adotou a plataforma de segurança unificada da Genetec, o Security Center, que inclui o sistema de videomonitoramento IP, com o uso do dispositivo de segurança compacto SV-16.

Com 192 lojas e 2,8 mil colaboradores espalhados pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a rede de varejo gaúcha levou um ano observando e analisando soluções que atendessem às especificações do projeto. Durante esse período, testou cinco sistemas diferentes de software. 

Em junho de 2014 a busca foi finalizada com a escolha da plataforma de segurança unificada Security Center. 

“A partir de fatores selecionados, escolhemos a Genetec, pois foi a única a ter 90% de aderência a todos os requisitos. Criamos critérios mensuráveis relacionados ao suporte, custo, escalabilidade e requisitos funcionais, classificando-os em essenciais, importantes e desejáveis”, Júnior Mulinari, responsável pelo setor de Infraestrutura das Lojas Benoit

Medir o desempenho em vendas e reduzir o índice de furtos nas lojas estão entre as necessidades das Lojas Benoit ao instalar um sistema de CFTV. 

“O comportamento das pessoas é diferente quando há câmeras e um sistema de monitoramento”, diz Mulinari. 

As câmeras ficam instaladas nas lojas, nos centros administrativo e distribuição localizados em Lajeado (RS) e em outro centro de distribuição em Araranguá (SC). A  gestão das imagens é realizada em conjunto com o dispositivo de segurança SV-16, que permite integrar um sistema remoto híbrido dotado de câmeras e leitores de controle de acesso.

Inicialmente, os equipamentos do sistema de segurança estão sendo instalados em três lojas - Tubarão, Lajeado e Sapucaia do Sul -, e nos centros. Gradativamente, serão colocados nas demais lojas. 

“O cronograma de implantação dos equipamentos vai seguir o tamanho das lojas”, esclarece o responsável pelo setor de Infraestrutura das Lojas Benoit.

A integração da plataforma com as câmeras é realizada pela própria Genetec, por meio da plataforma Security Center 5.2, que monitora as imagens gravadas, com o uso do dispositivo de segurança compacto SV-16. 

Nas lojas, as câmeras estão direcionadas para os caixas, estoques, entrada e balcões de produtos. Nos centros de distribuição há câmeras no estoque, na carga e descarga e na entrada e saída de pessoas.

Alguns dos benefícios que o sistema de videomonitoramento trará a Lojas Benoit são a visualização do trabalho dos profissionais das lojas em tempo real, a auditoria e controle da organização da loja remotamente, possibilitando aos supervisores modificações em conjunto com a gerência, mesmo a distância.

A plataforma Security Center possibilita acessar as imagens por dispositivos móveis. 

Em fase de construção, o Centro de Comando e Controle, que será equipado com a plataforma Security Center, ficará em Lajeado. A partir deste Centro será feito o gerenciamento de todas as lojas que já contam com a plataforma.