A B.blend parece ser "uma Brastemp". Foto: divulgação.

A B.blend, criadora de máquinas de bebidas em cápsula, adotou as soluções Marketing Cloud e Einstein Analytics da Salesforce, líder mundial em CRM, para aprimorar o relacionamento com os clientes.

O projeto teve implementação realizada pela Match, antiga Marketing Tech.

Após revisar as estratégias de segmentação, coletar informações de relatórios provenientes do uso das soluções e otimizar o conteúdo, a empresa aumentou em 17% a taxa de abertura dos e-mails enviados.

A taxa passou de 14% em agosto de 2019, mês da implementação Salesforce, para uma média de 31% em outubro e novembro do mesmo ano.

Entre agosto e novembro, o volume de cápsulas vendidas por SMS e e-mail obteve um aumento de 170% e as vendas convertidas cresceram mais de 160%.

Segundo a empresa, as soluções para os times de marketing e vendas visam obter mais agilidade nas comunicações da companhia, aumentar o resultado de campanhas, inclusive ao explorar vários canais de comunicação, e entender melhor a jornada dos clientes. 

“Usar Salesforce está sendo fundamental para conseguirmos executar nossa estratégia de relacionamento de forma inteligente e ágil, estimulando a recorrência de consumo com comunicações assertivas para cada tipo de consumidor”, afirma Francisco Neves, diretor de marketing e vendas da B.blend.

A empresa realiza, com frequência, a integração de anúncios para leads em redes sociais com campanhas de comunicação, assim como propõe recomendações de produtos com base em insights obtidos com o Salesforce Einstein Analytics, para análise dos resultados de campanha.

“O engajamento contextualizado e personalizado em múltiplos pontos de contato é mais necessário do que nunca. As marcas têm não só conhecer seus clientes, mas saber como engajá-los da maneira correta de acordo com o perfil e contexto”, ressalta Daniel Hoe, diretor de marketing da Salesforce para América Latina.

Segundo estudo da terceira edição do State of Connected Shoppers, da Salesforce, 62% dos consumidores brasileiros tendem a concluir a compra já tendo uma marca específica em mente.

Já outro estudo da Salesforce mostra que 84% dos clientes dizem que a experiência que uma empresa oferece é tão importante quanto seus produtos ou serviços.

Fundada em 2015, a B.blend é uma Joint Venture entre a Whirlpool - que controla as marcas Brastemp, Consul e Kitchen Aid no Brasil - e a Ambev, quarta maior cervejaria do mundo.

Suas máquinas oferecem mais de 34 sabores de bebidas em 10 categorias diferentes, como sucos, refrigerantes, energéticos, chocolates e chás gelados.

A Salesforce é líder absoluta em sistemas de gestão de relacionamento com clientes e tem uma participação de mercado maior do que as duas concorrentes, SAP e Oracle, juntas.

Em 2018, foi o player que mais ganhou participação no mercado mundial de CRM, saltando de 1,2 ponto percentual para 19,5%, com vendas totais de US$ 9,4 bilhões.

Além da Salesforce, a Match, que implantou o projeto, atua com as marcas Adobe, Drupal, Google e Vtex, atendendo a clientes como Netshoes, Unilever, O Boticário e Canon.