Profissionais do R&D Center-Brazil da HPE no Crialab. Foto: divulgação.

O R&D Center-Brazil da Hewlett Packard Enterprise concluiu nesta sexta-feira, 03, o terceiro de uma série workshops com o time de inovação da empresa realizado em conjunto com o Laboratório de Criatividade HPE-PUCRS (CriaLab), espaço localizado no Tecnopuc em Porto Alegre.

Os encontros são parte de um projeto que o R&D Center-Brazil da HPE, também localizado no parque tecnológico gaúcho, está realizando com o CriaLab para fomentar uma cultura de inovação.

O projeto está atualmente na fase de entendimento dos conceitos e cultura de inovação, e contou com entrevistas realizadas pela equipe de inovação com todos os integrantes do R&D Center Brazil sobre as percepções quanto à inovação. 

Ao longo de 2016 serão realizadas diversas dinâmicas com todos os participantes do R&D Center-Brazil, considerando dimensões da  cultura de inovação e criatividade que serão mapeadas ao longo do trabalho.

“O Crialab é um espaço aberto focado no despertar da criatividade e gestão da inovação, dois elementos essenciais e absolutamente presentes no dia a dia do R&D Center-Brazil”, aponta o diretor do R&D Center-Brazil da HPE, Luís Fernando Saraiva.

Ainda de acordo com Saraiva, uma possibilidade para o futuro é o uso do Crialab por clientes de HPE.

“Qualquer organização precisa entender que sua estratégia, modelo de operação, processos e tudo o mais tem um tempo de vida finito. Antes que este momento chegue deve existir um repensar e o novo deve surgir”, conclui Saraiva.

O Crialab foi ampliado em 2015, passando de uma área de 60m² para 300m².

O espaço, com um pé-direito duplo, ocupa boa parte do segundo andar da torre DaVinci do novo prédio do parque tecnológico gaúcho, fruto de um investimento conjunto de R$ 17 milhões feito por PUCRS e HPE.

Inaugurado em 2011, o Crialab é um espaço de alunos de graduação e pós, professores, pesquisadores, gestores e empresários ligados ao Tecnopuc, atuando em áreas diferentes como consultoria e aceleração, educação e pesquisa em criatividade.

Esse esforço por ajudar os profissionais a “pensar fora da caixa” envolve uma série de ferramentas, incluindo dinâmicas de grupos e técnicas de design thinking.

"O Crialab conecta o Tecnopuc com o que há de mais moderno em termos de ambientes de inovação, oferecendo espaços para estimular a formação criativa de toda a comunidade. Tudo isso junto de grandes parceiros como é o caso da Hewlett Packard Enterprise”, comenta o diretor do Tecnopuc, Rafael Prikladnicki .