Candy Crush Saga é um dos sucessos do ranking. Foto: divulgação.

Um pesquisa divulgada pela Distimo, empresa que coleta e analisa dados sobre aplicativos móveis no mundo inteiro, revelou o ranking dos apps mais baixados na App Store e Google Play em março. E os resultados mostram diferenças claras de perfil nos clientes de cada plataforma.

De acordo com o Mobile Time, apps de comunicação lideraram a lista dos títulos gratuitos do Android: Facebook, Whatsapp, Skype e Facebook Messenger.

Segundo a consultoria, estes dados são um indicador de como a plataforma do Google está crescendo junto a novos usuários de smartphones, que compram os mais baratos smartphones Android como dispositivo de entrada.

Já na App Store, a base de clientes tem mais idade, e seus usuário já tiveram outras versões do iPhone ou possuem o aparelho há mais tempo, o que explica a aparição de apps como Cnady Crush Saga, YouTube, 4 Pics 1 Word, Temple Run e Google Maps no top 5;

No entanto, o Google também marca presença na preferência dos usuários de iOS. Recentemente a Apple retirou o Youtube e o Maps da lista de apps pré-embarcados em seu telefone.

Mas a popularidade do YouTube e o vexame do app próprio de mapas da Apple fizeram o público correr atrás dos aplicativos.

Em seu levantamento, a Distimo listou os apps que mais geraram receita no mundo em março, e nesse aspecto os games subiram no pódio.

Os jogos no formato "freemium" - grátis para baixar e jogar, mas com opção de compra de itens virtuais para o jogo - são o destaque.

Na App Store, o ranking em ordem decrescente foi: Clash of Clans; Candy Crush Saga; Hay Day; Kingdoms of Camelot: Battle for the North; e Minecraft – Pocket Edition.

Segundo a pesquisa, o Minecraft é o único cuja receita provém exclusivamente do download pago, sem vendas dentro do app.

Na Google Play, quatro dos cinco títulos que mais geraram receita são jogos voltados para o mercado asiático, puxados por vendas no Japão e na Coreia do Sul, principalmente.

O primeiro lugar é o jogo Puzzle & Dragons, e a único jogo não-asiático é o sucesso Candy Crush Saga.