App quer turbinar internet no telefone. Foto: divulgação.

Uma startup norte-americana apresentou um novo conceito para otimizar a navegação em dispositivos móveis usando redes wi-fi. Em processo de captação no Kickstarter, a Netup desenvolveu uma tecnologia para combinar wi-fi e 3G para estabilizar a navegação.

Segundo destaca a companhia em sua página, a app conta com recursos para combinar velocidades de wi-fi e 3G. O objetivo é tornar a navegação mais confiável, assim como reduzir custos no uso de pacotes de dados móveis.

Para exemplificar este uso, a companhia citou o uso de redes wi-fi públicas, que nem sempre tem a velocidade desejada e acabam resultando em incômodos processos de buffering.

Segundo o criador do Netup, Anh Le, o aplicativo trabalha nos "bastidores" do telefone equilibrando o uso do pacote de dados 3G/4G com a wi-fi, compensando um pelo outro quando for necessário.

"Por exemplo, ele permite que você veja seus vídeos do Youtube sem interrupções quando a wi-fi e a 3G não estão rápidas o suficiente. Pode ajudar a fazer o upload de fotos mais rapidamente", destacou o executivo.

Recém-lançado na plataforma de crowdfunding, o app já levantou US$ 5 mil dos US$ 20 mil pretendidos para fazer o lançamento. O prazo vai até o dia 29 de janeiro.