Loja da rede Giassi em Joinville. Foto: Reprodução.

A Giassi Supermercados, rede com 13 lojas no litoral de Santa Catarina, decidiu aderir ao projeto eSocial com consultoria da Sispro.

O eSocial, Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas foi criado para padronizar as informações sobre empregadores e seus empregados. 

A medida faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), lançado em 2007 e apenas as grandes empresas, com regime de lucro real e faturamento maior que R$ 48 milhões, terão que se adequar no primeiro semestre de 2014, de acordo com a Receita Federal.

Já no segundo semestre, será a vez dos microempreendedores individuais (MEIs), pequenos produtores rurais, empresas com faturamento de até R$ 48 milhões e os enquadrados pelo Simples Nacional.

De acordo com Osvaldo José Stucchi, gerente de RH da rede, as empresas têm pouco tempo para começar a transmitir os eventos trabalhistas e a folha de pagamento no formato XML. 

“Uma das maiores dificuldades das empresas é o processo de unificação dos dados dentro do sistema de gestão, envolvendo a revisão, padronização e unificação dos cadastros de funcionários, tarefa necessária para se ter em um só local todas as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais sobre a mão-de-obra contratada”, comenta Lourival Vieira, diretor de Marketing da Sispro.

Como a Receita Federal ainda não liberou o ambiente para realizar os testes na ferramenta, a Sispro está fazendo um levantamento dos dados necessários para a carga inicial do eSocial e realizando palestras para a equipe da rede supermercadista, que soma 4,8 mil colaboradores.

A Sispro possui sedes próprias no Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro e atende clientes em todo país, entre eles estão empresas como Grupo Pão de Açúcar, PUC-RS, Zaffari e Banrisul.