Executivo da Ford te convida a programar para a fabricante. Foto: flickr.com/photos/randygphotography

Tamanho da fonte: -A+A

A Ford anunciou o lançamento do primeiro programa aberto para o desenvolvimento de aplicativos móveis da indústria automotiva.

O Programa Ford Developer pretende fornecer aos desenvolvedores de softwares as informações e ferramentas para a integração de programas ao sistema multimídia Sync da Ford e o aplicativo de programação AppLink.

O Sync oferece conectividade e comando de voz para celulares e tocadores digitais via Bluetooth ou USB. Já o AppLink é uma interface ativada por voz que permite ao motorista controlar aplicativos do celular sem a necessidade de manusear o aparelho.

A Ford diz ser a primeira fabricante de automóveis do mundo a lançar um programa aberto de programação que permite aos desenvolvedores de softwares uma interface direta com o veículo.

Conforme o vice-presidente de Engenharia e Desenvolvimento Global de Produto da Ford, Hau Thai-Tang, o programa ajudará a agregar novas funções nos automóveis da fabricante.

“O comando de voz, que permite ao motorista manter as mãos na direção e os olhos na pista, provou ser muito popular entre nossos clientes. Agora, com um ritmo ainda mais veloz na adoção de smartphones, é preciso renovar o foco", projeta.

O executivo diz que o programa pretende atrair jovens talentos. “Envolver os inovadores de fora da companhia é parte chave da estratégia de oferecer soluções inovadores para os desafios do futuro”, acredita.

COMO PARTICIPAR?
A Ford promoveu um teste com um grupo de desenvolvedores convidados antes de lançar o kit de desenvolvimento de software (SDK), a documentação e sistemas de suporte técnico voltados à criação de novos aplicativos para o AppLink.

O sistema já conta com cerca de 40 aplicativos públicos, compatíveis com as plataformas Apple iOS e Google Android, e agora está aberto para que todos os desenvolvedores possam testá-lo.

Os desenvolvedores que quiserem habilitar suas criações para o AppLink podem se registrar no site e baixar o kit AppLink SDK.

Lá, está disponível a biblioteca de códigos e documentação para os aplicativos que permitem a comunicação de duas vias entre os aplicativos móveis e o veículo, incluindo comandos de voz.

Os desenvolvedores também contam com acesso ao suporte técnico direto dos engenheiros da Ford e a fóruns de discussão online para troca de experiências com outros desenvolvedores.

Dentro da proposta, a empresa também anunciou que firmou uma parceria com a empresa jacAPPS, de Michigan, para apoiar os desenvolvedores que tenham uma grande ideia para aplicativos com comando de voz para smartphones.

As três principais categorias de aplicativos para o AppLink incluem: notícias e informação, música e entretenimento e navegação e localização.

Todo aplicativo novo criado para o sistema terá o seu funcionamento e adequação avaliados por engenheiros da Ford. Depois dessa aprovação, o desenvolvedor terá apoio da Ford para a colocação do aplicativo no mercado.