Algumas vezes, é simplesmente informação demais para analisar. Foto: .flickr.com/photos/miss_pupik

A Teradata anunciou a disponibilidade para download de uma versão de teste sem custo do Aster SQL-MapReduce.

De acordo com a empresa, o Aster Express 5.0 oferece uma análise fácil de grandes volumes de dados, oferecendo a analistas de negócios, desenvolvedores e cientistas de dados a capacidade de descobrir o valor do negócio escondido em dados multi-estruturados.

Está também incluído no pacote o banco de dados Aster, uma ferramenta de análise de dados que conta com SQL e SQL-MapReduce e mais de 50 funções analíticas para aplicações como otimização de marketing digital, análise de redes sociais e detecção de fraudes, entre outros.

“Como o Aster Express é a solução completa de Teradata Aster empacotada em uma VM para testes, as empresas brasileiras podem aplicar as mais de 50 funções analíticas pré-instaladas e entenderem finalmente como extrair valor de seus dados multi-estruturados”, afirmou Guilherme Kuhlmann Fernandes, arquiteto de soluções da Teradata.

Segundo a Teradata, uma vez baixado, o Aster Express está operacional dentro de minutos. Tutoriais permitem que analistas SQL iniciem rapidamente o trabalho utilizando o framework SQL-MapReduce e funções sem o conhecimento prévio do software.

Os requisitos de software incluem o Microsoft Windows XP, Windows Vista ou Windows 7 com processador 64 bits. Um sistema operacional de 32 bits, como o Windows XP pode ser executado como a plataforma host para uma máquina virtual, mas a CPU precisa suportar um 64-bit ambiente Linux.