Fabio Bruggioni será o CEO da nova empresa.

O Grupo RBS lançou nesta segunda-feira, 07, em São Paulo, a e.Bricks, através da qual o grupo de comunicações gaúcho deve dar continuidade à sua estratégia de investimento no mercado digital.

A empresa deve ser a parte visível do braço de novos negócios do Grupo, criado em 2011 para fortalecer a atuação da RBS nesse segmento.

Fabio Bruggioni, ex-vice-presidente do Grupo Telefônica contratado para ser o CEO de internet e mobile do Grupo RBS, será o CEO da nova companhia.

Compõem o time de alta gestão, ainda, Ricardo Hudson, egresso da área de Finanças da Schincariol; e Andiara Peterle, criadora do site feminino Bolsa de Mulher, na área de Novos Negócios.

De acordo com a RBS, a e.Bricks investirá em empresas que estejam em estágio de crescimento acelerado, com empreendedores de excelência, e atuem nas áreas de mídia digital e tecnologia, e-commerce segmentado e mobile, inclusive em outros países da América Latina.

Segundo reportagem do Valor Econômico, o grupo investiu R$ 300 milhões na compra de participações em oito empresas de internet.

Os movimentos incluem da agência digital Predicta aos sites de entretenimento Guia da Semana, ObaOba e Hagah, além das companhias de marketing e publicidade Grupo.Mobi e Hi-Midia. Completam a lista os sites de comércio eletrônico Wine.com.br, de vinhos, e Lets, de moda.

Mais compras devem vir pela frente.

Segundo revela Bruggioni ao jornal paulista, os investimentos feitos até o momento completam “de 60% a 70% do portfólio”.

Os demais 30% a 40% serão fechados em um prazo estimado pelo executivo em seis meses.

Os planos incluem ainda a abertura de uma operação em São Francisco, coração do cenário de startups americano.

A receita com os negócios digitais já faz diferença - a unidade responde, hoje, por 10% da receita líquida, de R$ 1,3 bilhão em 2011.