Detran pernambucano adotando solução MS com Brasoftware. Foto: reprodução.

O Detran do Pernambuco adotou junto à Brasoftware a solução de gerenciamento de servidores Microsoft System Center e a virtualização de servidores físicos com a ferramenta Virtual Machine Manager.

A revendedora Microsoft foi a vencedora de licitação, com um processo orçado em R$ 485.648,00.

Sétimo estado mais populoso do Brasil, com quase nove milhões de habitantes, Pernambuco possui 118 postos de atendimento do Detran , distribuídos em 185 municípios, gerenciados por 1.800 computadores.

A rede, instalada para prestação de serviços aos cidadãos e fiscalização das leis de trânsito deve receber a solução, que, segundo a Brasoftware, chega para o gerenciamento dos servidores, a distribuição e atualização de aplicativos e sistemas disponíveis.

A área de Redes do Detran-PE, comandada por Antônio Fernandes da Silva Oliveira, já trabalhava com um sistema criado internamente para a distribuição dos aplicativos.

No entanto havia a necessidade de aprimorar esse serviço com novas funcionalidades, como apontamento da capacidade de cada máquina, além do melhor gerenciamento de backups, e virtualização de servidores.

“Com esse novo ambiente, conseguimos decidir melhor onde investir, pois corríamos o risco de adquirir licenças sem necessidade”, explica Oliveira.

VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES

Paralelo ao projeto de inventário e monitoramento dos desktops e notebooks, foi iniciado o trabalho de virtualização dos 40 servidores físicos do Detran-PE, por meio das ferramentas Virtual Machine Manager.

“Estamos com 22 máquinas virtualizadas até o momento. A ideia é finalizarmos o projeto nos próximos meses. Mas com as informações integradas em uma mesma solução, já percebemos maior facilidade para identificar e monitorar a situação dos servidores”, explica Oliveira.

Até o final do ano, está prevista a abertura de mais três pontos de atendimento do departamento, aumentando o número de máquinas para gerenciamento.

“Com esse projeto, as próximas unidades chegarão com a casa melhor organizada e poderemos atender a todos adequadamente e em sincronia”, finaliza Oliveira.

BRASOFTWARE

Revendedora nacional de soluções Microsoft, a Brasoftware recentemente também implantou soluções em empresas como a Serasa Experian, que adotou o MS Lync em seus sistemas.

A Funcesp também adotou junto à empresa a solução Microsft System Center para a internalização de todos os seus processos.

No Rio Grande do Sul, recentemente a empresa conduziu a atualização dos sistemas Microsoft Exchange na ESPM, migrando da versão 2007 para a 2010.

Nos últimos cinco anos, a companhia registrou crescimento superior a 20% ao ano. Petrobras, Claro, Editora Abril, Embratel, Electrolux, Toshiba, Telefonica e Souza Cruz são alguns dos clientes da empresa.