A SolarBR contratou a Tier4 para renovar sua infraestrutura de TI. Foto: Pixabay.

A SolarBR, segunda maior engarrafadora da Coca-Cola no Brasil, contratou a Tier4 para renovar sua infraestrutura de TI. 

O projeto, segundo o Computerworld, envolveu instalações, fornecimento de materiais e serviços, incluindo produtos e acessórios para um novo data center com área total de aproximadamente 88m2, na unidade de Maracanaú, no Ceará.

O data center entrou oficialmente em operação no dia 23 de maio, mas as negociações para o projeto começaram no final de 2014.

A Tier4 também se encarregou de apoiar o time de tecnologia da SolarBR na mudança dos equipamentos do antigo local para a fábrica em Maracanaú, a 30km de distância.

A troca de endereço foi necessária devido a problemas da estrutura anterior, como dificuldades operacionais, indisponibilidade de algumas aplicações, problemas com ar-condicionado e impossibilidade de escalabilidade.

A Tier4 foi responsável pela concepção, construção e instalação do centro de processamento de dados com sistemas de climatização de precisão, sistema automático de combate a incêndio, sistema de alimentação elétrica dual, sistema de CTFV com gravação digital e de controle de acesso, além do cabeamento estruturado com racks adesivados.

A nova estrutura possibilitou uma unificação das aplicações em um único local.

“Hoje nós conseguimos monitorar toda operação em um único local e temos todas as informações de forma prática a ponto de não termos problemas em identificar a causa raiz dos erros, o que traz mais segurança para a nossa empresa”, conta Oberlandy do Nascimento, gerente de TI da empresa.

A SolarBR irá ampliar a parceria com a Tier4, que irá construir um segundo data center para a empresa. A construção teve início no Centro de Distribuição da empresa, em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.

Com capacidade para produzir mais de 3 bilhões de litros de bebida ao ano para atender a mais de 340 mil pontos de venda, a Solar possui 14 mil colaboradores distribuídos por 13 fábricas e 36 centros de distribuição.

A empresa atua nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Mato Grosso, parte de Tocantins e de Goiás.