Maria Dolores Gil de Oliveira, diretora de produtos da Boa Vista SCPC.

A Boa Vista SCPC acaba de lançar a Segmenta, solução que identifica na carteira de clientes perfis de consumidores que mais receptivos a determinadas ações de marketing, vendas, crédito e cobrança. 

Ao identificar os perfis de públicos, a ferramenta tem o objetivo de ajudar as empresas a definirem iniciativas personalizadas de investimento.

O Segmenta foi desenvolvido com informações cadastrais, geográficas e de consulta ao SCPC. No primeiro ano de atuação, a Boa Vista espera conquistar até 50 grandes clientes para a Segmenta dentro de sua base atual de 30 mil empresas atendidas.

Para chegar aos grupos de consumidores que compõem o Segmenta, a área de analytics da Boa Vista SCPC utilizou a metodologia estatística de clusterização, que agrupa indivíduos com características semelhantes e os separa em grupos diferentes. 

Os perfis definidos, inicialmente, foram: desbravadores (homens e mulheres jovens de baixa renda), ambiciosos (homens e mulheres de classe média), chefes de família (homens e mulheres de baixa renda), pessoas de negócio (homens e mulheres adultos de alta renda) e seniors (homens e mulheres idosos de baixa renda).

Com esta classificação dos consumidores, as empresas conseguem explorar as prospecções de mercado e aperfeiçoar a gestão de seus clientes. 

“A solução é viável para empresas de todos os portes e ramos de atividade. Além disso, tem ótimo custo-benefício porque sua precificação é feita por volume de consulta de forma cascata, ou seja, volumes maiores implicam um valor unitário menor”, comenta a diretora de produtos da Boa Vista SCPC, Maria Dolores Gil de Oliveira.

A área de marketing é uma das principais beneficiadas pela ferramenta. A solução possibilita que as empresas conheçam o perfil da sua carteira e entendam quais são os melhores públicos para determinados produtos ou serviços. Com isso, é possível direcionar campanhas de marketing de maneira personalizada.

“Com a instabilidade econômica deste ano, os projetos customizados que a Boa Vista realiza para identificar perfis tiveram aumento na demanda, pois neste cenário é muito importante conhecer os clientes para mantê-los. Isso colaborou para a criação dessa ferramenta específica”, explica Maria Dolores.

No segmento de crédito e cobrança, bancos e financeiras podem utilizar o sistema para o teste de canal. 

Ao identificar o jovem como o principal perfil de devedor, por exemplo, a empresa pode escolher um meio mais adequado para efetuar a cobrança, como o envio de SMS. Já se o perfil do devedor identificado é mais velho, é possível avaliar o envio de mala direta ou mesmo telemarketing.

Empresas de cartões de crédito também podem aplicar o Segmenta em suas carteiras de clientes para identificar o percentual de consumidores em cada um dos perfis. Assim, a empresa pode avaliar se é vantajoso propor mudança de variante, como do Gold para Platinum, ou se amplia o limite de crédito para compras e saques pré-definidos.

O Segmenta pode ser usado ainda como ferramenta de geomarketing, porque auxilia na escolha de uma determinada região para abertura de um novo negócio ou investimento em mídia. 

A Boa Vista SCPC possui 350 milhões de informações comerciais de consumidores e empresas e recebe mais de 7 milhões de consultas diárias.