Pedidos já podem ser feitos em 11 cidades brasileiras. Foto: Pixabay.

A Uber lançou uma integração com a Cornershop, startup chilena especializada em pedidos de supermercado, adicionando a função de compras tanto no aplicativo de viagens quanto no Uber Eats. 

Para além de uma simples parceria, a empresa lembrou que está em negociação para adquirir a participação majoritária da Cornershop desde outubro de 2019. Além do país natal, a startup está presente no Brasil, Canadá, Colômbia, Peru, México e Estados Unidos.

Segundo a Uber, o acordo deve ser concluído nos próximos dias e o anúncio da integração no app marca a primeira experiência conjunta de entrega de compras de supermercado das duas empresas.

No Brasil, a função Mercado já está disponível para usuários de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Recife, Goiânia e Campinas.

Com a nova ferramenta, os pedidos de supermercado feitos nos apps Uber e Uber Eats serão separados e entregues por shoppers e os usuários poderão acompanhar cada etapa do processo.

Segundo a empresa, o anúncio acontece após testes com mais de 9,5 mil parceiros comerciais em 30 países em que o Uber Eats está presente, onde registrou um aumento de 176% nos pedidos de supermercado desde fevereiro de 2020. 

A ideia da Uber é atender a um aumento significativo na demanda dos consumidores pela entrega de produtos de supermercado durante a pandemia.

"A integração de hoje marca um passo importante na nossa parceria com a equipe da Cornershop para levar a intermediação de compras e entregas de supermercado a milhões de usuários da plataforma Uber", afirmou Eduardo Donnelly, diretor do Uber Eats para a América Latina. 

Após essa integração em cidades do Brasil, Chile, Colômbia, Peru e Canadá, a Uber planeja implementar melhorias incrementais na experiência para usuários e parceiros em todo o mundo.

"Lançamos a Cornershop há exatamente cinco anos hoje e não consigo imaginar uma maneira melhor de comemorar nosso aniversário do que unir forças com a melhor plataforma de produtos e serviços sob demanda que existe”, comemora Oskar Hjertonsson, fundador e CEO da Cornershop.

A América Latina é o mercado em que a Uber mais cresce na intermediação de entrega de alimentos, onde milhões de pessoas usam a plataforma.

Na região, o investimento majoritário da Uber na Cornershop só enfrenta obstáculos no México, onde as empresas ainda negociam com a Cofece, autoridade mexicana que trata de competição de mercado.

No Brasil, a Cornershop opera desde janeiro de 2020, já está presente em 11 cidades e conta com importantes redes de supermercados, como Carrefour e Big.

O Uber Eats também existe há cerca de cinco anos e atende a cerca de 500 cidades em 36 países. No Brasil, o aplicativo está disponível desde 2016, atualmente em mais de 150 cidades em todos os estados.