FINANCIAMENTO

B2W e Americanas: R$ 2,66 bi do BNDES

08/07/2014 10:16

A Lojas Americanas receberá R$ 1,2 bilhão do banco e para B2W será destinado R$ 1,46 bilhão.

Submarino é uma das marcas da B2W. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou ontem a contratação de duas operações de financiamento que somam R$ 2,66 bilhões para a varejista Lojas Americanas e sua controlada B2W, dona de sites como Submarino, ShopTimeAmericanas.

O BNDES afirmou que os recursos do Banco correspondem a cerca de 60% do investimento total no projeto, que visa à abertura de novas lojas, reforma de unidades já existentes, implantação de centros de distribuição e quiosques da Americanas.com nas lojas físicas da rede, até 2015.

A Lojas Americanas receberá R$ 1,2 bilhão do banco de fomento e para B2W será destinado R$ 1,46 bilhão.

Os recursos anunciados ontem pela instituição acompanham uma tendência de aumento nos desembolsos para o comércio observada nos últimos anos, para o Valor. Os valores emprestados pelo banco de fomento para o setor saltaram de R$ 10,5 bilhões em 2010 para R$ 11,3 bilhões em 2011; R$ 13,2 bilhões em 2012 e R$ 16,8 bilhões no ano passado.

Este ano, no primeiro quadrimestre, o BNDES desembolsou R$ 5 bilhões para o setor de comércio, um crescimento de 4,16% na comparação com os R$ 4,8 bilhões dos quatro primeiros meses de 2013.

Segundo o BNDES, o principal impacto social do projeto é a geração de 13 mil novos empregos diretos e indiretos, em diversas regiões do país — a empresa tem atualmente 857 lojas, em 25 estados do Brasil e no Distrito Federal. O projeto contempla ainda um subcrédito de R$ 6 milhões para projetos sociais, por meio da linha Investimentos Sociais de Empresas (ISE), do BNDES.

A B2W deve concluir ainda este mês um aumento de capital anunciado em janeiro, de R$ 2,38 bilhões. A capitalização deve ser liderada pela controladora Lojas Americanas e pela gestora de investimentos Tiger Global.

O investimento pode ajudar a B2W a melhorar seus processos logísticos. Outro passo dado nesse caminho recentemente foi a compra da Direct Express Logística Integrada, confirmada em junho.

A compra, de um total de R$ 127 milhões, foi fechada pela 8M Participações, subsidiária do grupo de varejo eletrônico, e tem como objetivo melhorar o serviço de entrega aos clientes, motivo de reclamações da empresa nos últimos tempos.

A Direct é a primeira aquisição da B2W na área logística.

Veja também

E-COMMERCE
Ambev troca Comprafacil pela B2W

Comprafacil perde seu maior cliente para a B2W e se complica ainda mais.

NOVA FRENTE
B2W lança plataforma de e-commerce

Em apuros, varejista eletrônico abre nova frente de negócios.

DISPUTA
Black Friday 1 x 0 Dia do Consumidor

A arrecadação foi de R$ 174 milhões, bem abaixo dos R$ 770 milhões do último Black Friday.

E-COMMERCE FÍSICO?
Americanas despejada de shopping no Rio

Transações feitas pela internet de dentro da loja não eram incluídas no cálculo da locação.