Gabriel Lobitsky, VP de vendas da DataRobot no Brasil. Foto: divulgação.

A Smiles, programa de fidelidade da Gol, adotou a solução da DataRobot, startup americana criadora de uma plataforma que explora dados e automatiza a criação de modelos de machine learning, para gerar insights na área de relacionamento com o cliente.

Segundo a empresa, a Smiles passa a ter acesso a uma biblioteca com algoritmos de aprendizado e um ranking de modelos para a resolução de problemas ou necessidades em sua operação, permitindo a criação e implementação de IA e machine learning de maneira automatizada.

A solução deve colaborar com a estratégia da Smiles, que está há mais de dois anos investindo na estrutura de modelo AI-driven.

“A parceria com a DataRobot vai nos dar mais clareza sobre tendências e comportamentos da jornada dos nossos clientes, permitindo decisões mais rápidas”, afirma Estela Quiaratto Brandão, gerente de CRM e analytics da Smiles.

De acordo com a empresa de tecnologia, a plataforma foi criada em 2013 e, desde então, mais de 1,4 milhão de horas de inovação em engenharia foram incorporadas neste produto. 

“Por meio da nossa plataforma de automated machine learning e do nosso apoio por meio da área de customer success, o cliente regista maior precisão na geração de modelos preditivos que apoiam na oferta de produtos e serviços personalizados”, garante Gabriel Lobitsky, VP de vendas da DataRobot no Brasil.

Fundada em Boston em 2012 pelo brasileiro Tom de Godoy e pelo americano Jeremy Achin, a DataRobot já levantou US$ 430 milhões junto a fundos de investimento e tem entre seus clientes a Monsanto.

A empresa montou uma operação no Brasil em julho de 2018, sob o comando de Marcos Hayashi, um executivo com passagens por CSC Brasil, Sixbell e Altitude Software.

Criada há 25 anos, a Smiles tem 17,2 milhões de participantes. A companhia tem a Gol como acionista majoritária e sua principal parceira comercial, além de mais de 40 outras companhias aéreas, que voam para mais de mil destinos. 

A empresa também atua com outros tipos de parceiros, como bancos, administradoras de cartões de crédito, redes de varejo, hotéis, locadora de carros e postos de combustível para acúmulo e resgate de milhas.