O GRU Airport= selecionou a Dell para modernizar seu data center. Foto: Divulgação.
O GRU Airport (Aeroporto Internacional de Guarulhos) selecionou a Dell para modernizar o data center e a plataforma de atendimento aos clientes após abrir um processo de licitação.
Um fator que pesou na decisão pela contratação da Dell foi a possibilidade de ter um único ponto de contato para a implementação de toda a infraestrutura do data center.
O projeto do novo data center e da plataforma de atendimento foi desenhado em parceira pela Dell e o time de TI do GRU Airport. Entre as premissas, houve uma preocupação de criar uma estrutura modular, permitindo uma rápida expansão para acompanhar as necessidades do aeroporto.
O novo data center foi desenhado com base em soluções Dell, com uma estrutura modular baseada em servidores blade Dell PowerEdge, storage Dell Compellent SC8000 e Dell PowerVault TL200, além do appliance de backup Dell DR4000.
Desenhado inicialmente com uma capacidade de 50 TB, o ambiente já atingiu 170 TB.
O projeto do GRU Airport incluiu também a modernização e padronização dos equipamentos utilizados para atendimento aos passageiros. A Dell respondeu pela customização e implementação do ambiente, composto por PCs (desktops e notebooks) e soluções Microsoft, Symantec e VMWare.
Assim como no caso do data center, uma preocupação foi não só atualizar a plataforma de atendimento aos passageiros, mas garantir escalabilidade para demandas futuras. A Dell ainda é responsável pelo serviço de suporte para as soluções de hardware e de software.
A parceira entre a Dell e o GRU Airport começou após a concessionária assumir a gestão do aeroporto – até então administrado pelo governo federal – há cerca de quatro anos. Na época, a empresa identificou a necessidade de modernizar a infraestrutura de TI.