Foto: flickr.com/photos/chu11

A Stefanini acaba de lançar uma oferta de serviços de consultoria, análise de aplicações e arquitetura da informação para o modelo cloud.

A oferta agrega integração, desenvolvimento, implementação e customização de aplicativos SaaS, além de fábrica de software e apoio do Centro de Excelência SOA da Stefanini.

“Direcionamos esforços dos Centros de Desenvolvimento de Software para gerar diversas provas de conceito (POC) voltadas à construção de aplicações de negócio sob medida, usando tanto a plataforma Force.Com, da SalesForce, como a Azure, da Microsoft”, afirma Mauricio Gianoti, diretor de Outsourcing da Stefanini.

As provas, segundo ele, levam em conta a perspectiva de integração, de modo que as aplicações desenvolvidas nas nuvens “conversem” normalmente com as aplicações de negócio já existentes e desenvolvidas em plataforma tradicional.

“O desenvolvimento na plataforma Force.Com adota o framework Java, e a Microsoft Azure, o .NET, permitindo ao cliente usar as plataformas nas nuvens sem ser forçado a adotar um novo framework tecnológico para o desenvolvimento”, exemplifica.

A parceria da Stefanini com a SalesForce inclui venda de licenças e implantação dos softwares de CRM e Força de Vendas.

Conforme Gianoti, um cliente da companhia já utiliza as duas soluções, contando com cerca de 15 mil usuários, e obteve, como retorno do investimento, um aumento de 10% em produtividade de vendas.

“Além disso, a própria Stefanini utiliza internamente o software de Força de Vendas de forma global em suas operações”, comenta o executivo.

A oferta da consultoria também inclui infraestrutura e armazenamento como serviço, com foco no mercado de data center.

“Com o aumento no volume de dados, os fornecedores de armazenamento como serviço, podem reduzir o preço ao assumir o gerenciamento do armazenamento e separar os clientes dos custos associados à atualização de hardware”, ressalta Gianoti.

Outra ferramenta do portfólio da Stefanini é plataforma como serviço, base sobre a qual estão disponibilizados banco de dados, web services e desenvolvimento de soluções customizadas.

Com unidades em São Paulo e São Leopoldo, a Stefanini está presente em 29 países, atendeno a clientes do setor industrial, telecom, seguradoras, governo e mercado financeiro - setor no qual atende às dez maiores instituições do país.

A oferta geral inclui consultoria, integração, desenvolvimento de soluções e outsourcing para aplicativos e infraestrutura, além de BPO.

Classificada como a segunda empresa nacional mais internacionalizada pelo ranking da Fundação Dom Cabral, a organização também é apontada pelo Black Book of Outsourcing Report como melhor companhia de outsourcing da América Latina.

Além disso, foi incluída pela International Association of Outsourcing Professionals (IAOP) na lista das 100 melhores empresas de Outsourcing do mundo e recebeu o prêmio “Excellence in Globalization 2010, concedido pela Frost & Sullivan como a empresa número um com melhores práticas na América Latina.