Unidade da Airbus será instalada em Porto Alegre. Foto: Divulgação.

A cidade de Porto Alegre deve receber, até o primeiro semestre de 2016, um investimento de R$ 150 milhões na região do 4º Distrito. Trata-se de uma unidade da Airbus que fabrica equipamentos destinados à área de segurança pública. 

“A Airbus está buscando um novo modelo, que é voltado muito mais para a inteligência da segurança, rádiotracking, centros de controle, todo um sistema que já existe nos países onde ela opera, especialmente França, Alemanha e Itália”, explica José Fortunati, prefeito de Porto Alegre.

As negociações foram iniciadas pelo secretário da Fazenda, Jorge Toneto, em dezembro do ano passado. Nesta sexta-feira, 08, uma equipe da Airbus apresentou o projeto integrantes do governo do Estado e Prefeitura de Porto Alegre, no Piratini. 

Ainda não existem detalhes sobre o número de empregos diretos e indiretos a serem gerados. Segundo o prefeito, o contrato deve ser assinado ainda em 2015 e o início da operação pode acontecer ao longo de 2016. 

Entre os motivos pela escolha de Porto Alegre estão a infraestrutura na área de processamento de dados, a presença do Tecnopuc e a proximidade com a Tecnosinos. 

Outros motivos foram as infovias distribuídas em todas as regiões da cidade, o Centro Integrado de Comando (Ceic) da Prefeitura e o Centro de Operações da Brigada Militar. 

Equipes da Secretaria Municipal da Fazenda e da Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb) estão estudando as alternativas de localização para o empreendimento, na zona Norte da cidade, que serão apresentadas à equipe da Airbus.

A Grupo Airbus, com sede em Toulouse, França, é líder mundial na fabricação de aviões comerciais. A empresa também desenvolve programas espaciais e de defesa e helicópteros para uso civil.

Em 2014, a empresa registrou receita de € 61 bilhões, uma alta de 5% em relação ao ano anterior.