34% das companhias usam software livre. Foto: Divulgação.

Um estudo realizado pela Dell SonicWall identificou que 13% das empresas com até 300 funcionários no país ainda não utilizam um firewall. Entre as que já aderiram à tecnologia, 34% usam ferramentas baseadas em software livre.

A pesquisa foi feita com 827 instituições entre novembro de 2013 e janeiro deste ano.

“Esse levantamento serve de alerta para os riscos a que essas empresas estão expostas. Existe uma tendência de aumento no número de ataques voltados a companhias de menor porte e a falta de um firewall ou o uso de uma solução não adequada torna essas empresas vulneráveis a ataques de cibercriminosos”, afirma Vladimir Alem, gerente de Produtos para a linha de Segurança da Dell Software na América Latina.

O estudo indicou ainda que 90% das organizações utilizam rede sem fio para acesso de dispositivos móveis, o que, para Alem, também é arriscado, pois esses equipamentos tendem a ser mais vulneráveis a ataques. 

Em 2014, a Dell SonicWall do Brasil pretende ampliar sua atuação em empresas desse porte com soluções de segurança de rede, servidores e equipamentos de networking. 

De acordo com a PwC, as organizações de TI no mundo investiram 51% a mais em segurança no ano de 2013. Junto com os gastos, subiram também o número de ataques: em média, cada empresa foi vítima de 3.741 incidentes em 2013, um incremento de 25,1% em relação a 2012, quando foram registrados 2.989.

No Brasil, a número de incidentes supera a média global, crescendo 138%, para 4.665 incidentes.