Cris Alessi, presidente do Conselho Consultivo de Mulheres em Tecnologia da Assespro-PR. Foto: divulgação.

A regional do Paraná da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-Paraná) anunciou a criação do Conselho Consultivo de Mulheres em Tecnologia, grupo com o objetivo de ampliar a atuação feminina nas atividades de inovação no estado.

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, foi escolhida para presidir o novo conselho.

Segundo a Assespro-PR, a ideia do grupo é aprofundar-se no conhecimento do cenário, promover eventos, debates e outras ações que incluam as mulheres no setor, além de fomentar e apoiar programas de diversidade nas empresas de base tecnológica no Paraná.

Outra ação deve ser conectar as empresas de tecnologia a programas de formação de mulheres na área, proporcionando a participação delas em cursos e programas de capacitação continuada.

O conselho também pretende mobilizar e articular ações semelhantes com regionais da Assespro-PR em outros estados, bem como com outras organizações da sociedade. 

Além disso, representará a Assespro-PR em seminários, eventos, fóruns e outros espaços que tenham como tema a igualdade de gênero.

Sete outras conselheiras farão parte do grupo, entre elas Marcia Beatriz Cavalcante, presidente da Curitiba Angels; Elenice Novak, professora da Universidade Federal do Paraná; Margaret Mussoi Luchetta Groff, consultora da ONU Mulheres para WEPs; e Carolina Strobel, da Redpoint Eventures.

Também fazem parte Mariana Foresti, sócia da Honey Island Capital; Rafaela de Campos Benatti, suplente de diretoria na Subseção da Assespro-PR em Maringá, e Anaide Inês Holzbach de Araújo, diretora da Subseção da Assespro-PR Oeste.

No  dia 10 de março, às 17 horas, elas serão apresentadas em uma live no canal da instituição no YouTube.

De acordo com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), as mulheres representam 18% dos profissionais do setor no estado. No Brasil, a presença é semelhante: elas são duas em cada dez pessoas da área.