Alceu Alves e Paulo Magnus.

Alceu Alves, ex-diretor geral do Sistema de Saúde Mãe de Deus, acaba de assumir o cargo de vice presidente da MV, empresa especializada em sistemas de gestão para o setor de saúde.

Alves é um reforço peso pesado: assumiu o Mãe de Deus em 2015, mas tem passagens também como coordenador de Planejamento Estratégico no Grupo Hospitalar Conceição (de 1977 a 1984) e vice-presidente Administrativo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (de 1988 a 1996).

Além disso, atuou no ministério da Saúde durante o governo Fernando Henrique Cardoso, nos anos 90 e foi nomeado duas vezes nos últimos anos como um dos 100 Mais Influentes da Saúde no Brasil da revista especializada Health Care Management.

Em comunicado, a MV afirmou que Alves estará “lado a lado” com presidente da empresa, Paulo Magnus, apoiando na “condução de um novo processo estratégico amparado em serviços de gestão e tecnologia”. 

“O professor Alceu, como gosto de chamá-lo, é com certeza um dos melhores nomes para trazer à MV uma nova visão de gestão da Saúde e o olhar de quem esteve de outros lados nesse segmento”, resume Magnus.

A experiência de Alves deve ajudar a MV a ter uma entrada maior nos níveis estratégicos das organizações do segmento, que passam por um momento desafiador.

“Com o envelhecimento rápido da população, o aumento da expectativa de vida e o crescimento dos custos com os serviços de saúde os gastos chegarão em níveis insuportáveis se não houver uma intervenção sistêmica relacionada a organização e gestão”, resume Alves.