Com novo modelo, Sony quer brigar pelo topo nos smartphones. Foto: divulgação.

A Sony anunciou nesta terça-feira, 08, na Consumer Eletronics Show, em Las Vegas, o seus novos modelos de smartphone Android. Os modelos Xperia Z e Xperia ZL terão o objetivo de ocupar o posto de aparelhos top de linha da empresa.

Segundo a Sony, dos novos modelos, o Brasil receberá o Xperia ZL, uma versão do modelo ZQ com Android 4.1, com previsão de lançamento para o primeiro semestre do ano. O preço ao consumidor não foi divulgado.

O modelo ZQ conta com tela de 5” Full HD 1080 x 1920p com tecnologia usada nas televisões Bravia, processador S4 Snapdragon Pro quad-core, câmera de 13 MP, sistema inteligente de economia de bateria, e vem pronto para o uso do 4G.

Além disso, o aparelho conta com recursos de conectividade com caixas de som, fones de ouvido sem fio e televisões Bravia por meio de Near Field Communication (NFC). Por exemplo, para ver fotos e vídeos do celular na televisão, basta tocar o smartphone no controle remoto da TV.

Com o Xperia ZQ, a Sony quer superar a concorrência e se estabelecer como a opção premium no mercado brasileiro, destaca a fabricante em comunicado à imprensa.

PHABLET?
A escolha da Sony em trazer o Xperia ZQ para ocupar o topo da linha de modelos da empresa foi baseada em uma pesquisa realizada com consumidores, comparando os dois novos modelos da companhia.

O maior tamanho da tela do ZQ foi o diferencial na escolha da Sony, que aposta no sucesso dos telefones com telas maiores, porém com design compacto, os "phablets", uma tendência que deve se acentuar em 2013, conforme destacou a Intel.

"Nosso objetivo é trazer para o Brasil o melhor da tecnologia Sony em smartphones, sempre adequando os nossos lançamentos às demandas e necessidades dos consumidores brasileiros”, informa Jorge Aguiar, presidente da Sony Mobile no Brasil e na América do Sul.

EMBLEMÁTICO
Em novembro, a companhia já havia divulgado seus planos de lançar em 2013 um telefone top de linha, com o plano de rivalizar com o iPhone 5, da Apple, e o Samsung Galaxy S III.

Segundo o vice-presidente de vendas e de marketing da Sony Mobile, Dennis van Schie, em entrevista ao Financial Times da Alemanha, a idéia da empresa é lançar um modelo "emblemático", para figurar ao lado dos smartphones mais desejados.

A chegada dos novos Xperia provavelmente é esta cartada. Resta saber se vai vingar.